HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Mt 25, 1-13

HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Mt 25, 1-13

 

No Evangelho, Jesus apresenta outro ensinamento sobre a vigilância. Compara o Reino dos Céus a dez virgens, cinco sem juízo e cindo prudentes. O discipulado cristão exige continua vigilância. A falta de atenção pode trazer resultados indesejados.

 

Estar atento significa viver cada momento como experiência de relação com o Senhor, que está sempre presente em nossa vida e orientando o caminho a seguir. Deixar-se guiar por Jesus é garantir uma vida de comunhão com Ele, fruto da fidelidade na fé e do amor.

 

Na parábola vemos que o noivo é Jesus, virá no fim da história. As jovens representam os discípulos, a comunidade cristã, que deve estar preparada para o encontro com o Senhor, mediante o óleo da justiça e do amor. O banquete é a figura do Reino de Deus. A porta fechada lembra a ideia da separação entre os que estão preparados para desfrutar a festa e os que não conseguiram entrar nela.

 

A fé e as obras andam juntas. A lâmpada da fé precisa ser alimentada com o óleo das obras. O tempo de Deus é agora. Não podemos nos atrasar. Com alegria percebemos, percebemos que a porta ainda está aberta, mas não sabemos até quando. Por isso, devemos nos apressar para o encontro com o noivo, e com as lâmpadas acesas, alimentadas pela prática da justiça e do amor.

 

Hoje lembramos de Santa Monica, mãe de Santo Agostinho, assim como ela acompanhou e rezou pelo seu filho, esperando a sua conversão. Rezemos por todas as mães que rezam e sofrem pelos seus filhos. Santa Monica, rogai por nós.

 

Rezemos: Senhor, livra-nos da inércia e da preguiça e conserva-nos atuantes a serviço do Reino. Quero amar e servir.

 

 

422-682 | CAPÍTULO SEGUNDO

2759-2865 | SEGUNDA SECÇÃO

VISITA AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (Sto. Antônio Maria Claret)