Liturgia Católica Tradicional – 19 de novembro de 2023

 

 

Liturgia Católica Tradicional – 19 de novembro de 2023

 

 

 

 

Liturgia Católica Tradicional – 19 de novembro de 2023

 

 

VI Domingo VI Pos Epifania

Comemoração de S. Elisabeth, Viúva

 

 

Introito
Jr 29:11-12; 29:14
Disse o Senhor: tenho pensamentos de paz e não de ira: invocar-me-eis e ouvir-vos-ei; e farei regressar de todos os países os vossos cativos.
Sl 84:2
Abençoastes, Senhor, a vossa terra e livrastes Jacob do cativeiro.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amen.

 

 

Oração

Permiti, Vos imploramos, ó Deus omnipotente, que, meditando, nós incessantemente nas coisas santas, pratiquemos sempre, tanto em palavras como em ações, o que seja do vosso agrado.
Por nosso Senhor Jesus, vosso Filho, que convosco vive e reina em unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos.
R. Amen.

 

 

 

Oremos
Comemoração de S. Elisabeth

 

Ó Deus de misericórdia, esclarecei os corações dos vossos fiéis; e, pelas gloriosas preces da B. Isabel, concedei-nos a graça de desprezarmos as prosperidades deste mundo e de gozarmos perpetuamente a consolação celestial.

 

 

 

Epístola

 

Léctio Epístolæ beáti Pauli Apóstoli ad Thessalonicénses
1 Thess 1:2-10

Irmãos: Continuamente damos graças a Deus por vós todos, lembrando-nos de vós sem cessar nas nossas orações, e recordando diante de Deus, nosso Pai, as obras da vossa fé, os trabalhos da vossa caridade e a constância da vossa esperança em Cristo.

 

Sabemos, irmãos amados de Deus, que fostes escolhidos; pois o nosso Evangelho vos não foi pregado somente com palavras, mas também com milagres, pelo poder do Espírito Santo e com a plenitude de muitos dons.

 

Não ignorais, também, como temos procedido no meio de vós, por causa da vossa salvação.

 

E assim vos fizestes nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a sua palavra no meio de muitas tribulações com a alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedónia e da Acaia.

 

Pois não só fostes a causa de que a palavra do Senhor se transmitisse na Macedónia e na Acaia, mas também a vossa fé em Deus fez-se conhecer em todo o lugar; e tanto que nem é necessário que falemos em tal.

 

Todos esses povos apregoam o êxito que alcançámos junto de vós, e como vos convertestes, abandonando os ídolos para servir a Deus vivo e verdadeiro, e para esperar do céu o seu Filho Jesus, que ressuscitou dos mortos e nos livrou da ira futura.

 

R. Deo gratias

 

 

 

Evangelho

 

Sequéntia + sancti Evangélii secúndum Matthǽum.
R. Glória tibi, Dómine.

 

 

Matt 13:31-35

Naquele tempo, Jesus disse às turbas:

 

«O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo, a qual é a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se na maior de todas as plantas, e forma-se uma árvore de tal modo grande que as aves do céu vêm pousar nos seus ramos»,

 

Depois, ainda Jesus lhes disse: «O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que todas estejam lêvedas». Tudo isto disse Jesus em parábolas; e sem parábolas não falava, para que se cumprisse o que fora dito pelo Profeta: «Abrirei a minha boca em parábolas e revelarei muitas coisas que estão ocultas desde a criação do mundo».

 

R. Laus tibi Christi

Salve Maria!

 

 

 

 

 

Aplicativo Android

Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.

Gratuito, Surpreendente, Interativo!

 

Acompanhe a Liturgia Diária no Aplicativo Homilias

 

Instale agora

 

 

 

 

 

 

MAIS CONTEÚDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: