Homilia – “vem participar da minha alegria” Mt 25, 14-30

Homilia – “Como você foi fiel na administração de tão pouco, vem participar da minha alegria”. Mt 25, 14-30

 

 

 

 

 

Homilia – “vem participar da minha alegria” Mt 25, 14-30

 

 

 

 

 

DONS MULTIPLICADOS NO AMOR PARTILHADO

 

O capítulo 25 de Mateus, apresenta a exigência do serviço e do amor partilhado. O Senhor concede dons e talentos conforme a capacidade de cada um. Todos têm o dever de multiplicá-los. Uns se lançam de corpo e alma no trabalho, outros cruzam os braços e os dons se perdem. É a atitude de quem recusa fazer o bem ao próximo, embora esteja em condições de realizá-lo.

Na hora de prestar contas, enquanto os servos bons e fiéis receberão os parabéns, participarão da alegria do Senhor e terão o esforço premiado com generosidade. Souberam responder as expectativas de seu senhor.

A atuação do outro servo é estranha; “escondeu debaixo da terra” o dom recebido para conservá-lo seguro. Vai devolver dizendo: “aqui está o que é seu”. É como dizer: aqui está o Evangelho e sua mensagem, estou devolvendo como recebi, não serviu para minha vida. Foi “negligente e preguiçoso”, egoísta, estéril e sem horizontes. Não quis comprometer seu bem-estar.

 

 

 

A mensagem de Jesus

 

A mensagem de Jesus é clara: Devemos dizer não ao comodismo e a indiferença; e sim a criatividade e ao acolhimento, ao esforço arriscado para transformar o mundo e não à vida estéril. Sim ao compromisso com Jesus, e não à fé enterrada no medo e conformismo. Nós não podemos congelar a fé, perder o frescor e a alegria do Evangelho. Essa é a negligência e a insensatez de quem não assumiu a missão recebida e nem experimentou a alegria de ver os dons multiplicados no amor e no serviço aos irmãos.

Hoje o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial da Pobres. É o chamado para ter um olhar misericordioso aos rostos sofridos, que muitas vezes passam por nós despercebidos, e agir não apenas com palavras, mas com gestos concretos de caridade. Convida: “Não desvie o rosto de nenhum pobre” Tb 4, 7. O rosto do pobre instiga a alargar o coração generoso e acolhedor.

 

 

Rezemos

 

Senhor, quero aproveitar cada oportunidade da vida para multiplicar os dons recebidos.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

 

 

 

 

 

Aplicativo Android

Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.

Gratuito, Surpreendente, Interativo!

 

Acompanhe a Liturgia Diária no Aplicativo Homilias

 

Instale agora

 

 

 

 

 

 

MAIS CONTEÚDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: