Homilia | A pergunta fundamental de Jesus: Quem sou eu?
Homilia | A pergunta fundamental de Jesus: Quem sou eu?
Terminada sua oração individual, Jesus faz aos discípulos uma pergunta fundamental: Quem sou eu? A pergunta é um desafio, não simples curiosidade. Ao falar do seu sofrimento, morte e ressurreição, confrontou os discípulos com uma realidade inesperada.
Aceitar que Jesus é o Messias, requer uma revisão no conceito de messianismo, porque não podemos moldá-lo à nossa imagem ou querer diluir seus ensinamentos para que não nos perturbem. Todos compreendiam o messianismo de Jesus como glorioso sem mescla de fracasso. Um Messias vitorioso.
Os discípulos foram desafiados a pensar que mesmo sofrendo continuava gozando da proteção e amizade divina. O sofrimento deve ser encarado com sinal de fidelidade sem nenhuma contaminação de egoísmo. Caso contrário, não estariam preparados para acolher Jesus e iriam se frustrar ao vê-lo pendente na cruz.
Os discípulos deverão percorrer um longo caminho até compreenderem a verdadeira identidade de Jesus como Messias que realiza a sua missão como Servo Sofredor. O caminho da ressurreição passa pelo sofrimento e a rejeição, passa pela Cruz. É a lição do grão de trigo que aceita morrer. Esta morte trará a vida plena. E a força para tudo isso encontramos na oração.
Rezemos
Senhor, me ajude a compreender este processo que envolve o sofrimento para chegar a vida plena; e que eu busque a força na oração.