Homilia | “Jesus foi a Nazaré … e começou a ensinar na sinagoga… e se escandalizaram … Jesus disse: Um profeta só é desprezado em sua terra, entre seus parentes e em sua casa”. Mc 6, 1-6
Homilia | Um profeta só é desprezado em sua terra
Jesus é conhecido como Mestre. Ensina na sinagoga, pelos caminhos, à beira do mar, nas praças… “percorre os vilarejos vizinhos, ensinando”. Ele ensina com palavras e ações. Ensina com autoridade, unindo a fé e a vida. Quando atribuímos títulos exigem-se contrapartida. Se falamos pai, admitimos o filho. Quando chamamos Jesus de Mestre, assumimos a condição de discípulos.
A reação dos ouvintes em Nazaré, segue o mesmo esquema: uma parte adere a Jesus e a seus ensinamentos, e outra, o rejeita. Ali encontra grande rejeição à sua presença libertadora. Experimenta o desprezo dos familiares.
Foi uma experiência dolorosa, pois a incredulidade foi fruto do preconceito. Rejeitaram sua sabedoria, perceptível em suas palavras e ações. Ficaram chocados ao verem alguém como eles, se mostrar superior aos mestres e famosos. Recusaram a dar-lhe crédito.
Jesus explode num desabafo: “Um profeta só é desprezado em sua terra, entre os seus parentes e em sua casa”. Ali não realizou nenhum milagre. Faltou neles a fé, a abertura de coração; a boa vontade.
A atitude de Jesus é inspiradora. Rejeitado pelos seus, Ele continua “o caminho… ensinando”, sem se deixar abalar. Diante das dificuldades, incompreensões e críticas, o discípulo fará o mesmo. Servirão de estímulo para seguir em frente com ardor sempre maior. O foco será fazer a vontade do Pai.
Rezemos: Senhor, que eu não desanime diante das dificuldades, mas seja fiel a missão de fazer o bem e anunciar o Evangelho.
O Senhor nos abençoe e guarde.
EVANGELHO
Um profeta só não é estimado em sua pátria.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,1-6
Naquele tempo,
1
Jesus foi a Nazaré, sua terra,
e seus discípulos o acompanharam.
2
Quando chegou o sábado,
começou a ensinar na sinagoga.
Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:
“De onde recebeu ele tudo isto?
Como conseguiu tanta sabedoria?
E esses grandes milagres
que são realizados por suas mãos?
3
Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria
e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão?
Suas irmãs não moram aqui conosco?’
E ficaram escandalizados por causa dele.
4
Jesus lhes dizia:
“Um profeta só não é estimado em sua pátria,
entre seus parentes e familiares”.
5
E ali não pôde fazer milagre algum.
Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.
6
E admirou-se com a falta de fé deles.
Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.
Palavra da Salvação.