Homilia | “Não se preocupem com o amanhã” | Mt 6, 24-34
Não se preocupem
Jesus afirma em sua catequese: “não podemos servir a Deus e a riqueza”, e faz um alerta sobre a inquietação exagerada com os bens e a segurança, e estabelece uma hierarquia de valores conforme o Evangelho, uma vez que o discípulo do Reino deve ter um coração livre para servir unicamente a Deus e saber relacionar-se com os bens deste mundo, sem apegos.
Jesus não ignora a necessidade de trabalhar para adquirir os bens indispensáveis à sobrevivência, pois a liberdade de coração leva o discípulo a colocar-se acima das preocupações com o comer, o beber e o vestir. Somos responsáveis pela transformação da natureza, da sociedade e da própria história, e além disso, recebemos talentos, inteligência e criatividade. Isso não é um convite ao comodismo ou a passividade, mas à confiança.
Somos convidados a “Buscar o Reino de Deus e a sua justiça”, caminho para o bem-estar tranquilo e simples, ao passo que, havendo justiça, haverá partilha e ninguém passará necessidade. Acima de tudo, o Pai celeste, que cuida zelosamente de toda a criação, cuidará de seus filhos e filhas.
Jesus aponta a ternura do Pai que se preocupa conosco. Essa preocupação é a lembrança que todos precisam ocupar-se de fazer o que compete a cada um, sem a preocupação excessiva.
Precisamos fazer a nossa parte e confiar na ação de Deus. Ação e oração andam juntas. Se houver compromisso com a justiça e fraternidade, todos terão acesso à vida digna.
Rezemos
Senhor, quero ter um coração livre dos apegos e generoso. Que eu busque sempre o Reino e a sua justiça.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)