INTRODUÇÃO AO MISSAL ROMANO
A Santa missa é divida em partes, segue abaixo os passos da missa na ordem:
RITOS INICIAIS –
A Santa missa começa na página: Ritos iniciais, lá está todo o rito inicial da Santa missa, com várias opções de saudações iniciais, ato penitencial, é claro que o celebrante deve escolher uma das opções, quando há opções está escrito: “Ou”. No decorrer dos ritos iniciais, há a Oração do dia, esta oração está na página: Liturgia da Palavra, lá está escrito “Oração do dia”, então o celebrante reza esta oração.
LITURGIA DA PALAVRA –
A liturgia da palavra são as leituras do dia, que se encontra na página: Liturgia Diária, que é atualizada todos os dias pela administração da mesma, conforme a liturgia que se pede no dia.
HOMILIA –
A homília é realizada após o evangelho, o celebrante deve prepará-la com antecedência. A homília deve ser sobre os assuntos da leitura do dia, em dia semana (exceto em solenidades) não é obrigatória fazê-la.
CREDO –
O credo é a oração do creio, que está na página: Profissão de Fé. Em dias de semana (exceto em solenidades e domingos que é obrigatório) não é feito. Há duas opções de credo, o celebrante deve escolher uma só.
PRECES DA ASSEMBLÉIA –
As preces estão na página: Preces da Assembleia. As preces não são obrigatórias em dia de semana (exceto em solenidades e domingos que é obrigatório).
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS –
A preparação das oferendas é o ofertório, o momento em que é arrumado o altar para o Santo Sacrifício, e elevado o pão e o vinho, e está na página: Preparação das Oferendas. Após a preparação das oferendas vem o “Orai irmãos e irmãs…”, depois deste momento vem a Oração sobre as Oferendas, que se encontra na página: Liturgia da Palavra.
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS –
As orações eucarísticas estão na página: Orações Eucarísticas, lá há vários opções de oração eucarística, o celebrante deve escolher apenas uma. No momento da consagração o celebrante eleva a hóstia e o cálice, conforme pede, e também no momento da doxologia que é o momento do “Por Cristo, com Cristo….”, o celebrante eleva o cálice e a hóstia juntos.
RITO DA COMUNHÃO E COMUNHÃO –
O rito da comunhão é realizado após a Oração Eucarística, é o momento em que o celebrante faz a oração do Pai Nosso, entre outros. E a comunhão é o momento em que o celebrante entrega a eucaristia aos fiéis e depois arruma o altar como de costume.
O rito da comunhão está na página: Rito da comunhão.
ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO –
A oração pós comunhão é realizada após terem arrumado o altar, e entregado a comunhão, a oração encontra-se no final da página: Liturgia da Palavra.
RITOS FINAIS –
O rito final é a Benção, o momento em que a missa se encerra, e encontra-se na página: Ritos finais. Há várias opções de bençãos, o celebrante de escolher apenas uma.
[MEC id=”398126″]