“Vou morrer, mas não vou deixar você entrar”

“Vou morrer, mas não vou deixar você entrar”

 

“Vou morrer, mas não vou deixar você entrar”

 

 

Quando um homem-bomba tentou entrar em uma igreja católica no Paquistão em 2015, Akash Bashir, um segurança voluntário de 20 anos, bloqueou seu caminho e morreu. A Congregação para as Causas dos Santos acaba de anunciar à Arquidiocese de Lahore, que abriu seu processo de canonização por martírio em novembro, que agora é considerado um Servo de Deus.

 

Vou morrer, mas não vou deixar você entrar “, disse ao terrorista armado com explosivos. O agressor então detonou uma bomba, matando imediatamente a si mesmo e ao homem agora reconhecido como candidato à canonização: Akash Bashir.

 

Graças à sua ação, a igreja -com mais de 1.000 católicos dentro- foi salva de uma explosão direta .

 

Bashir foi morto em 15 de março de 2015, quando homens-bomba atacaram a Igreja Católica de São João e a Igreja de Cristo do Paquistão. Localizadas em Lahore, as igrejas estão em um dos maiores bairros cristãos do país.

 

O grupo terrorista Tehreek-e-Taliban Paquistão Jamaatul Ahrar (TTP-JA) reivindicou mais tarde a responsabilidade pelos ataques que causaram 17 mortes e mais de 70 feridos, informou o Vatican News.

 

Esses números poderiam ter sido maiores se Bashir não estivesse de olho na Igreja Católica de St. John.

 

Quase sete anos depois, em 31 de janeiro, o arcebispo de Lahore, Sebastian Shaw, anunciou que o Vaticano aceitou Akash Bashir como Servo de Deus, título concedido a um candidato à santidade enquanto sua vida e obra são examinadas de perto.

 

O arcebispo fez o anúncio sobre Bashir, ex-aluno do Instituto Técnico Dom Bosco local, na festa de São João Bosco, informou a UCA News.

 

Padre Francis Gulzar, Vigário Geral da Arquidiocese de Lahore, respondeu chamando-o de “grande dia para a Igreja Católica no Paquistão”.

 

“Ele ofereceu sua vida como sacrifício para salvar a vida da comunidade cristã na Igreja Católica de São João”, disse o vigário geral. “Ele é o primeiro cristão paquistanês a ser elevado ao posto de Servo de Deus “.

 

O pai de Akash Bashir, Bashir Emmanuel, disse que inicialmente desconhecia as notícias de seu filho:

“Um dos meus filhos me disse que havia uma missa especial na igreja. É uma grande honra para nós. Akash simboliza a força da fé cristã em nosso país. Rezo para que todos os passos para a santidade sejam cumpridos”.

 

 

Citando a agência de notícias salesiana ANS, o Vatican News informou que a Congregação para as Causas dos Santos autorizou a Arquidiocese de Lahore a abrir a causa do martírio de Akash Bashir em novembro passado .

 

A mãe de Bashir, Naz Bano, disse anteriormente à Aid to the Church in Need que seu filho se juntou aos guardas de segurança voluntários de sua igreja em novembro de 2014.

 

“Todas as denominações estavam recrutando jovens após o atentado suicida de 2013 na Igreja de Todos os Santos na cidade de Peshawar”, disse ele. “Akash costumava discutir isso com seus amigos e continuou insistindo por três meses que queria assistir à igreja. Ele estava disposto a sacrificar sua vida se Deus lhe desse a oportunidade de proteger os outros ».

 

Ele se lembra de ouvir explosões no dia em que morreu. “As ruas estavam cheias de gente”, lembrou. “Ouvindo a segunda explosão, corri com meu filho mais novo para a igreja católica.”

 

Finalmente, ele encontrou quem estava procurando: seu filho.

 

“Eu estava procurando Akash entre os meninos perto da porta da igreja”, disse ele. “Mas ele estava deitado no chão. Seu braço direito quase foi arrancado. Eu não podia acreditar nos meus olhos .”

 

Hoje, disse ele, outro de seus filhos, Arsalan, agora cuida da igreja “para tomar o lugar de seu irmão”.

 

“Nós não estamos parando você”, disse ele. “Não podemos impedir que nossos filhos sirvam à Igreja. É a sua escolha.”

 

Ele descreveu seu filho, Akash, como uma “parte do meu coração”.

 

“Mas nossa felicidade é maior que nossa dor”, disse ele à AIN. «Era um menino simples que morreu no caminho do Senhor e salvou o padre e os fiéis. As pessoas o amam. Akash já é nosso santo.”

 

FONTE: ( CWR/InfoCatólica ) 

 

 

MAIS CONTEÚDO: HOMILIA EM VÍDEO

HOMILIA - FESTA DE SÃO LUCAS, EVANGELISTA

 

HOMILIA DA LITURGIA DIÁRIA

HOMILIA - FESTA DE SÃO LUCAS, EVANGELISTA

 

 

CALENDÁRIO LITÚRGICO

 

[MEC id=”398126″]