HOMILIA – “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados sob o peso de seus fardos, e eu darei o descanso”. Mt 11, 28-30
HOMILIA – “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados sob o peso de seus fardos, e eu darei o descanso”. Mt 11, 28-30
Pressão Religiosa
No tempo de Jesus os pobres eram pressionados de todos os lados. Sofriam pressão religiosa da parte dos mestres da Lei e dos fariseus intransigentes com aqueles que não eram como eles. O poder do Império Romano era um rolo compressor contra os pequenos. Era muita exploração e sufoco; povo não tinha a quem recorrer.
Jesus está perto dos pobres e marginalizados, e sente o peso sobre os seus ombros. Ele se torna um sinal de esperança e do interesse de Deus por eles, se faz solidário e próximo dos pobres. Mansidão e humildade eram os traços característicos de sua ação, uma acolhida bondosa e misericordiosa. Isso permite conhecer melhor os sofrimentos de todos, e ser o nosso socorro.
O sofrimento amadurece e cura
O Reino que Jesus traz, visa libertar o ser humano, é um convite para uma vida nova e feliz. É tornar-se bem-aventurado, vencer os falsos esquemas deste mundo.
Jesus carrega a cruz que pesa sobre todos, oferece seu ombro para aliviar os nossos sofrimentos: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. É o jugo e o fardo do amor, que podem ser facilmente carregados. Por este sofrimento fomos salvos e São Paulo nos ensina, que com as nossas dores, completamos a Redenção.
O sofrimento amadurece e cura nosso coração endurecido. O coração de Jesus manso e humilde, é o ombro amigo e confortador e permanece sempre aberto para todos: “Venham a mim todos vocês que andam cansados…”.
REZEMOS
Senhor, quero assumir o teu jugo de amor, ser bondoso, misericordioso, solidário com os irmãos que sofrem e ser um caminho de libertação.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: Mt 11, 28-30
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]