Venham a mim, todos vocês que andam cansados e abatidos. Mt 11, 28-30
Venham a mim, todos vocês que andam cansados e abatidos. Mt 11, 28-30
Jesus tem um coração sensível e muito grande, capaz de perceber o semblante e os gestos das pessoas e o quanto estão sofrendo. Curvados sob o peso das obrigações sociais e das exigências religiosas, acabam perdendo a alegria de viver, e formam um conceito falso de Deus. A Religião, longe de ser motivo de liberdade e alegria, fica reduzida a um peso sobre os ombros das pessoas.
Jesus convida a aproximar-se dele e romper com essa estrutura: “Venham a mim! ”, propõe um novo caminho; a Lei do amor. Nada de legalismo, picuinhas e exigências descabidas.
O convite é para ser solidário, viver reconciliado e saber perdoar, deixando-se guiar pela justiça, a verdade e empenhando-se na construção de um mundo fraterno e solidário. O acesso a Deus acontece pela mediação do próximo.
Apresenta um caminho de liberdade, onde a pessoa é mais importante que as leis. Não vamos sofrer isoladamente, associemos nossas dores às de Jesus. Sua sugestão é carregar seu jugo: aprender a partilhar, viver no amor e alimentar os mesmos sentimentos do seu coração, a mansidão e a humildade.
Rezemos:
Senhor, não quero uma religião que desumaniza. Quero aprender a ser livre e ter um coração amoroso, misericordioso, que sabe acolher e servir.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
EVANGELHO
Vinde a mim todos vós que estais cansados.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,28-30
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
Palavra da Salvação.