Vaticano corrige erro de ‘forma extraordinária’ na nova Constituição – ‘Praedicate evangelium’ entra em vigor no dia 5 de junho, Solenidade de Pentecostes.
CIDADE DO VATICANO – O Vaticano corrigiu um parágrafo em sua nova constituição que disse erroneamente se referir à Missa Tradicional em Latim como a “forma extraordinária do Rito Romano”.
A jornalista Diane Montagna informou em 24 de março que a redação da constituição havia sido alterada no texto italiano no site do Vaticano.
Quando o Praedicate evangelium foi publicado em 19 de março, o artigo 93 dizia que o recém-intitulado Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos “trata da regulação e disciplina da Sagrada Liturgia no que diz respeito à forma extraordinária do Rito Romano”.
Uma autoridade do Vaticano disse a jornalistas em uma entrevista coletiva na semana passada que a seção relevante da constituição foi escrita antes da publicação de Traditionis custodes , o documento do Papa de 2021 que restringe as missas tradicionais em latim, e era “um erro de digitação que deve ser corrigido”.
O Praedicate evangelium , que durou nove anos, entra em vigor no dia 5 de junho, Solenidade de Pentecostes.
O bispo Marco Mellino, secretário do Conselho de Cardeais do Papa Francisco, disse em uma apresentação da constituição em 21 de março que o artigo 93 seria corrigido “quando eu encontrar tempo para apresentar a nova formulação ao Santo Padre”.
Na Traditionis custodes e na “responsa” que se seguiu, o Papa Francisco indicou que a Missa Antiga não deveria mais ser considerada a “forma extraordinária” do Rito Romano, termo introduzido por seu antecessor Bento XVI no Summorum Pontificum , seu documento de 2007 liberalizando o celebração das Missas Tradicionais em Latim.
FONTE: National Catholic Register /
[MEC id=”398126″]