Uma voz grita no deserto: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas”

Uma voz grita no deserto: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas”

Uma voz grita no deserto: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas”

CONVERSÃO É UMA EXIGÊNCIA

“Começa o Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus”. É o início solene e alegre do Evangelho de São Marcos. Entramos na segunda semana do Advento e ecoa o convite à conversão que precisamos enfrentar para acolher o Messias que está chegando.

Este tempo é carregado de esperança e motiva a viver uma tríplice dinâmica: a primeira vinda, o Verbo que se fez carne e habitou nossa história; a sua presença cotidiana na Eucaristia, na Palavra e na caridade, através do encontro com os irmãos, sobretudo os mais sofredores; e a expectativa de sua segunda vinda gloriosa.

Uma voz grita no deserto

No deserto temos um profeta diferente: João Batista, “Uma voz grita no deserto: ‘Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas’”. Ele vem preparar o caminho do Senhor, é o serviço que presta a Jesus. Grita, porque deseja ser ouvido, e porque o anúncio do Reino é urgente. Aponta para aquele que está chegando, que é mais forte do que ele. Aquele que batizará com o Espírito Santo.

No deserto de nossa vida encontramos muitas vozes e discursos que se levantam com suas promessas, muitas incapazes de nos conectar com o sentido mais profundo de nossa existência. Entre essas vozes, Deus também se pronuncia, através de vozes proféticas como a de João Batista, convidando a conversão, a alegria do Evangelho e o compromisso com o Reino e suas consequências.

Essa experiência não pode ser improvisada, requer um tempo de recolhimento e trabalho interior, um deserto, um esforço constante. Somos tentados a “não ir ao deserto”. Que nenhuma distração ou dissimulação afastem de nós a coragem de acolher a verdade de Jesus Cristo.

É o convite do Advento: ir ao deserto e retomar o caminho, deixar-se conduzir numa aventura com o Senhor. Precisamos fazer um bom exame de consciência para reconhecer nossas fragilidades, preguiças, indiferenças violências e medos. Deixar-nos conduzir para uma vida mais digna e feliz.

Rezemos:

Senhor, quero retomar o caminho, jamais desviar do seu amor misericordioso e preparar o melhor lugar para recebê-Lo.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!

Liturgia Diária com Missal Romano - 3ª Edição 2023
Liturgia Diária com Missal Romano – 3ª Edição 2023

Tags: