Uma reunião Francisco-Kirill no meio da guerra na Ucrânia?
O Patriarcado da Igreja Ortodoxa na Rússia espera este encontro após a videoconferência que o Papa e o Patriarca russo compartilharam em 16 de março
O Patriarcado da Igreja Ortodoxa na Rússia está procurando organizar um encontro entre o Patriarca Kirill, o mais alto representante da Igreja Ortodoxa Russa, e o Papa Francisco este ano com o objetivo de que ambos possam falar pessoalmente, entre outros assuntos, sobre a situação na Ucrânia .
A embaixada russa junto da Santa Sé confirmou à Europa Press a informação que publicou num tweet citando as declarações do presidente do Departamento de Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado Ortodoxo Russo, Metropolita Hilarion de Volokolamsk, que esteve presente durante a reunião por videoconferência que Francisco teve um encontro com o Patriarca Kirill em meados de março.
Hilarion afirmou que “está trabalhando” para conseguir uma reunião presencial após a reunião telemática de 16 de março, na qual ambos discutiram as condições humanitárias da população na Ucrânia e o andamento das negociações.
guerra “sacrilégio”
Desde o início da invasão russa da Ucrânia , o Papa Francisco condenou a ofensiva que o presidente russo, Vladimir Putin, está causando aos civis ucranianos.
“Esta não é uma operação militar, mas uma guerra que busca morte, destruição e miséria”, disse ele no Angelus de 6 de março na Praça de São Pedro. No domingo, 22 de março, denunciou um “massacre sem sentido” e uma “guerra repugnante”, além de “sacrilégio”, porque atenta, sustenta, contra a “sacralidade da vida humana”.
FONTE: VIDA NOVA DIGITAL
[MEC id=”398126″]