HOMILIA – “Disse Jesus: Vai e faça a mesma coisa”

Homilia – “Um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão… disse Jesus: Vai e faça a mesma coisa”. Lc 10, 25-37

UMA RELIGIÃO DE AMOR E COMPAIXÃO

Existe uma ligação evidente entre a questão que o mestre da Lei apresenta a Jesus e a conclusão da Parábola do Samaritano. O mestre da Lei queria conhecer os caminhos para herdar a vida eterna, e Jesus mostra o gesto misericordioso do samaritano.

Jesus revela o como tornar-se próximo. O mestre da Lei estava no bom caminho ao responder que a via que conduz ao Pai é o caminho do amor. Faltava-lhe compreender que o próximo é aquele que encontramos no caminho por onde passamos e, carece do nosso amor misericordioso.

Diante deste apelo, caem todas as barreiras sociais, culturais, religiosas, étnicas. É ter sensibilidade e ser capaz de desfazer-se de seus planos para se mostrar solidário, servidor. Quem toma a atitude de desviar-se do próximo, carente de solidariedade, desvia-se do caminho que conduz ao Pai.

O Samaritano ensina o mestre da Lei; pois ele tem um coração sensível para ver o irmão ferido. Vence o individualismo e a indiferença. E aí surgem as atitudes que devemos cultivar em nosso dia a dia: ele viu, teve compaixão, cuidou das feridas, levou para uma pousada e pagou a conta…

Diante do exemplo do Samaritano, não tem como deixar de responder à pergunta de Jesus, e devemos aprender: “…a usar de misericórdia”. E com doçura e firmeza Ele ordena a todos: “Vai e faça a mesma coisa”. Quem é misericordioso, está no bom caminho do Pai. Pois esta é a única pergunta que será feita no dia do Juízo. Você amou e socorreu o irmão?

Rezemos: Senhor, ensina-me a amar, pois só o serviço generoso e solidário me leva ao Pai. Quero amar e servir. Ser uma Igreja Samaritana.

O Senhor nos abençoe e guarde.

REFERÊNCIA: Lc 10, 25-37

[MEC id=”398126″]

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE