Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus — Homilia diária — Falta a Pedro compreender o Reinado de Jesus – Jesus chama Pedro de Satanás, adversário!
Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus – Homilia diária
Uma pergunta. Uma profissão de fé. Um compromisso. Três provocações para entender o Evangelho de hoje. Jesus pergunta se o povo e os discípulos sabem quem Ele é. Pedro responde, uma revelação feita pelo Pai: Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Então Jesus lhe dá um encargo, um compromisso: as chaves do Reino dos Céus. Chaves são símbolo da autoridade e governo, do cuidado sobre a casa (o exercício do pastor). É o cuidado de abrir e fechar.
A Igreja será uma comunidade comprometida com a causa da justiça e do amor; o Reino que vai se concretizando entre nós.
Grande é a responsabilidade de Pedro e seus sucessores! A Igreja será uma comunidade comprometida com o Reino. Através da Igreja, o Senhor continua presente no mundo e atuando para a santificação de todos.
Falta a Pedro compreender o Reinado de Jesus. O Messias estava destinado a sofrer e a morrer nas mãos dos chefes do povo e no terceiro dia ressuscitar. Pedro quer impedir que Jesus tenha um fim trágico.
Jesus chama Pedro de Satanás, isto é, adversário, porque não compreendeu e nem aceitou os planos de Deus (a dinâmica do amor e a entrega de sua vida). Aos poucos, ele vai compreendendo que Jesus é o Messias-Sofredor, que entregará a sua vida pela vida do mundo.
Rezemos
Jesus Cristo é o Senhor! Sempre com Ele. Só ele é tem palavras de vida eterna!
Hoje celebramos a memória de São Domingos, homem sábio e austero. Tem como característica essenciais o estudo, a oração, a pregação e a missão. São Domingos, rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons JLF)