TRIDUO PASCAL: O AMOR DOADO E A ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO

Homilia diária quinta-feira JLF - homilias.com.br

TRIDUO PASCAL: O AMOR DOADO E A ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO

TRIDUO PASCAL: O AMOR DOADO E A ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO

A Semana Santa é o período em que recordamos e celebramos os acontecimentos fundamentais de nossa fé. Vivemos a reconstituição dos últimos acontecimentos vividos por Jesus.

A partir de hoje vivemos o TRÍDUO PASCAL. Inicia com o ato de amor de Jesus lavando os pés dos apóstolos, instituindo o sacerdócio ministerial e a Eucaristia, sinal da sua permanência entre nós.

Sexta-feira Santa é dia de silêncio, reflexão e não de tristeza. Dia de pensar na força do amor: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13, 1). Jesus enfrenta a paixão e assume a cruz como consequência da fidelidade ao Pai e vive sua entrega total. Um amor doado.

Preparando-se para a Páscoa: cinquenta leituras devocionais de C.S. Lewis
image

Sábado Santo, passaremos o dia em silêncio junto ao sepulcro de Jesus com Maria; aniquilou-se para a remissão dos nossos pecados. Nos reunimos à noite para celebrar a Vigília Pascal, mãe de todas as celebrações: “Ó noite de alegria verdadeira, que uniu de novo o Céu e a Terra inteira”. A vitória de Cristo sobre a morte. A comunidade proclama a Páscoa, escuta a Palavra, entoa o Aleluia, renova a fé e a alegria do Batismo, e celebra a Eucaristia.

Domingo de Páscoa, o dia que o Senhor preparou para nós, alegremo-nos e nele exultemos. É a nossa esperança na Ressurreição, presença amorosa e atualizada que atravessa a história. Ele é o Vivente, o Ressuscitado, continua entre nós.

Junto dessas celebrações temos alguns momentos de oração, ligados a piedade popular, que nos ajudam a viver mais intensamente o Mistério Pascal.
Vamos participar desses momentos com alegria, piedade e chegar a Páscoa renovado pela graça de Deus.

Rezemos: Senhor, quero celebrar a alegria da fé. Dar os passos no Caminho da Cruz. Correr ao seu encontro na madrugada do domingo e proclamá-lo, Ressuscitado.

Abraços e bênçãos.