MEDITAÇÃO: AS EXCELÊNCIAS DA AVE MARIA

MEDITAÇÃO: AS EXCELÊNCIAS DA AVE MARIA

MEDITAÇÃO: AS EXCELÊNCIAS DA ORAÇÃO DA AVE MARIA

Sobre as Excelências da Oração da Ave-Maria

Embora o Pai-Nosso seja a oração perfeita, pois é a Oração Dominical (do latim ”dominus”: do Senhor), composta e ensinada DIRETAMENTE pelo próprio Cristo, nem por isso a Ave-Maria deixa de ser perfeita e divina, pois igualmente foi composta por Deus, embora por mediação. Vejamos:

A oração divide-se em duas partes, sendo a primeira extraída da Bíblia e a segunda formulada pela Igreja.

1) ”Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”.

1.1) ”Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco” é um trecho extraído do Evangelho de São Lucas, capítulo 1, versículo 28. Foi dito pelo Anjo São Gabriel. Ora, anjos são mensageiros de Deus, criaturas puras, que não dizem nada que não seja conforme a Verdade. E se são mensageiros de Deus, logo foi Deus, por meio de São Gabriel, quem disse essas palavras a Maria. Portanto, são palavras divinas atestando a sua santidade sublime.

1.2) ”Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. Essa fala é extraída do mesmo Evangelho de São Lucas (capítulo 1, versículo 42) e foi proferida por Santa Isabel CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. Logo, se Espírito Santo é Deus (e é, bem sabemos), foi o próprio Deus quem louvou Maria com essas palavras, por meio da boca de Santa Isabel. Por conseguinte, são igualmente palavras divinamente inspiradas que reiteram e confirmam a sua santidade singular.

2) ”Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”

Essa segunda parte foi cunhada pela Igreja, conforme sobredito. Como a Igreja está sob a assistência do Espírito Santo, infere-se, por decorrência lógica, que é o próprio Deus, POR MEIO DA IGREJA, quem a compôs. E se observamos o teor excelente da formulação da prece, bem vemos que só pode ser de origem divina mesmo. Analisemos:

2.1) ”Santa Maria”: com essas palavras reconhecemos que ela é uma criatura totalmente conforme a vontade de Deus. ”Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (São Lucas 1:38). E o próprio Cristo referiu-se a Ela dizendo: ”Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (São Lucas 11:28). Portanto, Maria é Santa.

2.2) ”Mãe de Deus”: esse é o maior título de Nossa Senhora, produto da teologia que, para refutar a heresia nestoriana, formulou-o na forma grega ”Theotókos”. Se honramos a Maria por toda a primeira parte e ao denominá-La de ”Santa Maria”, no começo da segunda, neste trecho — ”Mãe de Deus” — o louvor tributado atinge o ápice, rendendo-lhe elogios com o maior dos títulos marianos. (Em tempo: Santa Isabel também enalteceu Maria ao perguntar-se “donde me vem esta honra de vir a mim a MÃE DO MEU SENHOR?” (São Lucas 1: 43). A palavra ”Senhor”, usada pela mãe de São João Batista, corresponde ao termo da língua judaica ”Adonai”, que era pronunciada pelos judeus exclusivamente para referir-se a Deus. Sendo assim, o título ”Mãe de Deus não é só teológico, como também bíblico).

2.3) ”Rogai por nós”: por fim, chega-se à petição, à impetração, após uma série de dizeres laudatórios, solicitando da Santa Mâe de Deus a sua intercessão enquanto onipotência suplicante, assim como nas Bodas de Caná Ela intercedeu para que o milagre da transformação do vinho em água se realizasse. Nossa Senhora intercede por nós, sim, sem dúvidas; mas também nos exorta a fazer tudo o que Ele (Cristo) nos disser (São João 2:5).

2.4) ”Pecadores”: Se antes louvamos a Maria ao longo da recitação da prece, engrandecendo-a (como é justo que se faça), ao referirmos a nós como pecadores humilhamo-nos, reconhecendo a nossa miséria e a necessidade que temos da Misericórdia divina que nos chega pela intercessão da Santa Mãe de Deus.

2.5) ”Agora e na hora da nossa morte”: esses são os dois únicos momentos que realmente importam em nossas vidas, a saber:

a) agora: porque o agora é tudo que temos, é o tempo presente, dádiva de Deus, e a conversão não se adia, urge buscar a nossa santificação e salvação o quanto antes, já, agora, hoje (assim como bem ilustrado na imagem de Santo Expedito, na qual o hodie (hoje) inscrito na cruz é contraposto ao cras (amanhã), isto é, à sugestão do maligno de adiar para amanhã a conversão.

b) a hora da morte: é o momento decisivo, que sela o nosso destino (salvação ou danação). É nesse momento terrível que o demônio nos tenta mais do que nunca, a fim de dissuadir-nos e fazer com que percamos a vida da graça, morrendo no pecado e na impenitência final. ”Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 São Pedro 5: 8 ). Com essa petição, suplicamos a Nossa Senhora para que tenhamos uma morte josefina, pois, assim como São José, que morreu nos braços da Santíssima Virgem e de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nós também possamos morrer em paz com Deus, nos braços maternais de Maria e no amor de Cristo.

2.6) ”Amém”: por último, com o amém (que significa ”sim”, ”creio”, ”assim seja”) ratificamos tudo que foi pedido ao longo de toda a recitação da Ave-Maria e fazemos um ato de fé na bondade de Deus, que atenderá as nossas preces, por meio da intercessão mariana.

No mais, rezemos sempre a Ave-Maria com muita piedade e confiança no amor maternal dEla, na esperança de que Deus não nos negará os pedidos que por meio de Nossa Senhora são apresentados ao Filho, nosso Mediador junto ao Pai*, tanto e enquanto não sejam contrários à glória de Deus e à nossa santificação e salvação.

*Conforme dito naquela prece: ”Senhor Jesus Cristo, Mediador nosso perante o Pai, que Vos dignastes escolher a Virgem Santíssima Vossa Mãe, para Mãe e Medianeira nossa junto de Vós, concedei misericordiosamente a quem a Vós recorrer, buscando os Vossos favores, se regozije de os receber todos por Ela. Amém”.


LITURGIA DIÁRIA – CALENDÁRIO LITÚRGICO

[MEC id=”398126″]


MAIS CONTEÚDO: HOMILIA EM VÍDEO

MEDITAÇÃO - AS EXCELÊNCIAS DA AVE MARIA


HOMILIA DA LITURGIA DIÁRIA

MEDITAÇÃO - AS EXCELÊNCIAS DA AVE MARIA