HOMILIA – “Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água” Mt 14, 22-36
Depois de terem comido o pão, saciados, todos voltam a suas atividades: o povo, para suas casas; os discípulos, para a missão; e Jesus se retira para abastecer-se em oração.
A barca dos discípulos vai atravessando o mar da Galileia. O vento era contrário e as ondas estavam fortes. Uma travessia difícil. De madrugada, Jesus vem a encontro deles andando sobre o mar.
Os discípulos vão perceber que é sobretudo, nas crises que demonstramos nossa fé (ou a falta dela). Muitas vezes, na barca de nossa vida não incluímos Jesus. E os ventos vão se sobrepondo sobre nós. Nesses momentos de crises nos deixamos tomar pelo medo ou somos tentados a apelar para outras soluções.
A fé pede que desloquemos o eixo de nossa segurança. As seguranças humanas acabam em tempestades, mas a fé em Deus garante a tranquilidade de nosso peregrinar. E Jesus pede: “Não tenham medo”.
Jesus não é um fantasma, fruto de nosso medo. Ele é presença viva e atuante entre nós. É a força do amor divino que nos salva. Por isso da boca de Pedro, assustado e afundando, vai brotar o grito da humanidade que deseja ser redimida: “Senhor, salva-me!”.
Não tenhamos medo da vontade de Deus, ele vem para nos salvar e afastar todos os fantasmas imagináveis. Devemos reconhecer essa presença: “Tu és verdadeiramente Filho de Deus”. Continuemos tocando em Jesus e reconhecendo nele o nosso Salvador. A Ele nossa gratidão!
Rezemos: Senhor, diante das águas agitadas, quero colocar minhas mãos entre as suas e continuar seguindo em frente. Conduza-me.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Anoiteceu… o barco… era agitado pelas ondas… Jesus vem andando sobre o mar. Os discípulos… disseram: É um fantasma… Jesus disse: Coragem! Sou eu. Mt 14. 22-36
[MEC id=”398126″]