HOMILIA – “Senhor, ensina-nos a rezar…”. Lc 11, 1-13 – APRENDER A REZAR COM JESUS
Jesus ensina a rezar ele mostra o rosto misericordioso do Pai. Exorta a contar sempre com Ele, ninguém perde por esperar. Nenhum pai humano deixa de atender seu filho, imaginem se do Pai do céu vai deixar de atender cada um de nós.
A oração do Pai-Nosso é o resumo de tudo de que há de bom e que o discípulo deve aprender de Jesus. É um resumo do Evangelho. Para rezá-lo, o orante deverá despojar-se de suas ambições pessoais e sintonizar-se com o coração misericordioso do Pai. Achegar-se no o colo bondoso e terno do Pai.
Nesta oração aprendemos que o Pai é pai de todos nós, somos todos irmãos.
A oração apresenta cinco elementos; dois levam a abertura para Deus e outros três, tem a ver conosco e com o próximo.
Pedimos que o nome de Deus seja santificado, o que significa reconhecê-lo como aquele que age e concretiza o seu Reino na história, por isso pedimos: Venha o teu Reino, queremos acolher o projeto de Jesus em nossa vida.
Antes de mencionar nossas dificuldades e necessidades, Jesus ensinou a nos unirmos a Deus com o desejo de realizar sua vontade e acolher o seu Reino.
Depois pedimos o que é necessário para o nosso dia a dia e uma vida digna:
- sem pensar em acumular, pedimos o pão para nosso sustento e queremos repartir com aqueles que não o tem;
- pedimos o perdão e o compromisso de se reconciliar com os nossos devedores;
- por fim pedimos que o Pai afaste de nós as tentações que levam a abandonar o projeto de Jesus, o qual propõe uma vida fraterna e solidária.
Livra-nos da maldade e das ciladas dos inimigos.
A parábola nos ensina a perseverar na oração e confiar no Pai. Ele nos dá o Espírito Santo para discernir o que é mais importante para a nossa vida.
Rezemos: Vamos pedir que o Espírito Santo nos ensine a rezar como Jesus nos ensinou: Pai Nosso….
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Senhor, ensina-nos a rezar…”. Lc 11, 1-13