O Espírito é Defensor. O inimigo é o acusador. O papel dos discípulos é acolher, não condenar. Se eu não for, não virá até vós o Defensor | Homilia – Jo 16,5-11
O Defensor
A liturgia destes dias nos prepara para a celebração da Ascenção do Senhor e a vinda do Espírito Santo na festa de Pentecostes. Jesus sente que a tristeza invade o coração dos discípulos na hora da despedida. Mas é necessário que Ele volte para o Pai, de onde saiu, para que venha o Defensor. Ele foi e o Espírito veio a nós.
Mostra as vantagens dessa volta: os discípulos contarão sempre com a defesa do Espírito Santo. Esclarece que Jesus foi justo e fiel ao Pai, e o mundo cometeu injustiça contra Ele.
O Espírito Santo suscita na comunidade pessoas sensíveis aos valores humanos e cristãos e contestadoras dos falsos valores. Isso pode custar a incompreensão para muitos. Traz consolação, coragem para a comunidade e mostra ao mundo no que consiste o pecado, a justiça e o julgamento.
O pecado do mundo é não ter acreditado em Jesus. Quanto a Jesus, a justiça foi feita; é inocente e retorna ao Pai. Enquanto o inimigo é definitivamente condenado.
O Espírito é Defensor. O inimigo é o acusador dos irmãos. O papel dos discípulos é acolher, e nunca o de condenar. No irmão há sempre mais coisas positivas do que negativas. O Espírito Santo é capaz de transformar nossa vida. Cada dia deve ser um Pentecostes em nossa vida: um esforço de transformação e coragem missionária.
Rezemos
Senhor, dê firmeza ao meu testemunho, para poder desmascarar a maldade e proclamar a força do amor do Pai.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)
Evangelho
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,5-11
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
“Agora, parto para aquele que me enviou,
e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’
Mas, porque vos disse isto,
a tristeza encheu os vossos corações.
No entanto, eu vos digo a verdade:
É bom para vós que eu parta;
se eu não for, não virá até vós o Defensor;
mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei.
E quando vier, ele demonstrará ao mundo
em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento:
o pecado, porque não acreditaram em mim;
a justiça, porque vou para o Pai,
de modo que não mais me vereis;
e o julgamento,
porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Palavra da Salvação.
Produtos
Mais conteúdo
No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, atendendo tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Telegram
Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que busca crescer e evoluir na fé.
Youtube
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.
Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica através de imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade. Ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.
Aplicativos Android
Ao instalar nossos aplicativos, você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.