Homilia – “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jo 1, 43-51
“Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jo 1, 43-51
O grupo dos discípulos de Jesus vai aumentando na medida em que se aproximam Dele e desejam conhecê-lo. Começou com João Batista, que envia seus discípulos ao encontro com Jesus. André fala com seu irmão Pedro. Os dois informam Filipe, que transmite a notícia a Natanael, e assim, o grupo vai crescendo.
Contagiados pelo encontro com Jesus, compartilham a experiência que tiveram. Foram profundamente marcados e isso provocou neles uma explosão de entusiasmo para chamar outros discípulos. Não se trata de proselitismo, mas é a experiência do encontro que transforma vidas. A dimensão comunitária da fé decorre da dimensão pessoal.
Quando imaginamos tomar a iniciativa, isso já é uma resposta ao chamado amoroso. Ele ama por primeiro. E aos poucos o grupo dos Apóstolos vai se estruturando. Jesus chama, acolhe e vai formando, em vista de prepará-los para a missão. É acolhedor, transmite confiança e assegura ser a verdadeira ponte que une o céu e a terra.
O Senhor está sempre conosco, mesmo nas sombras, nas penumbras das figueiras da vida e nas suas encruzilhadas. Assim projetamos a sua ternura para o amanhã. Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas temos uma certeza: Ele estará sempre conosco, acompanhando, sobretudo nos momentos mais difíceis.
Rezemos
Senhor ajuda-me a corresponder ao chamado feito, com confiança e perseverança. Quero responder: Eis-me aqui!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)