HOMILIA – “Quem perseverar até o fim, será salvo”. Mt 10, 16-23
HOMILIA – “Quem perseverar até o fim, será salvo”. Mt 10, 16-23
Jesus dá instruções para os discípulos sobre a missão. Sem deixar de ser realista, mostra que a chegada do Reino de Deus provoca uma revolução na sociedade.
Sabemos que, aqueles que não abrem mão de seus privilégios e de sua vida egoísta vão confrontar os seguidores de Jesus que propõem despojamento com sua presença e testemunho: justiça, solidariedade, partilha e autentica vida fraterna.
Deste choque entre as duas maneiras de pensar e agir nascem as tribulações: os tribunais, açoites, fugas, prestação de contas diante das autoridades. Jesus promete proteção, mas propõe prudência.
Quem assume o compromisso com o Reino deve ser esperto, mas, ao mesmo tempo humilde. Deve ter o olhar crítico de Jesus e dos profetas. Em nenhum momento pode ser ingênuo.
Não devemos provocar as perseguições, mas enfrentá-las. E lembra uma estratégia: “simples como as pombas e prudente como as serpentes”. As perseguições podem surgir de onde menos esperamos: dentro de nossas famílias e até na comunidade cristã.
Os desafios exigem do discípulo-apóstolo estar sempre em comunhão com Jesus. Começar bem é graça; graça maior é perseverar no bom caminho. A graça das graças é ser fiel até o fim. Sempre podemos contar com a presença e assistência do Espirito Santo em nossa vida.
Rezemos: Senhor, que eu tenha a coragem de amar e servir e não me deixe abater diante das perseguições, que eu seja perseverante.
O Senhor nos abençoe e nos guarde
REFERÊNCIA:
“Vejam, eu envio vocês como ovelhas para o meio dos lobos. Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas… Quem perseverar até o fim, será salvo”. Mt 10, 16-23
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]