HOMILIA – “Quem é o maior no Reino dos Céus? Jesus chamou uma criança e disse:… Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino do Céus”. Mt 18, 1-5.10.12-14
A arrogância cresceu no coração dos discípulos de Jesus. A preocupação de ser o maior no Reino escondia uma ambição, um grande equívoco. Foi preciso combater, energicamente, essa mentalidade. No Reino, as coisas se passam de maneira diferente. É preciso se tornar pequenino como uma criança.
As crianças tornam-se uma comparação do modo de proceder do Reino, não por sua ingenuidade, mas pela docilidade e simplicidade em relação aos pais. Como uma criança entrega-se, com a mais total confiança, nas mãos dos pais, da mesma forma deve agir o discípulo em relação a Deus.
A pretensão dos discípulos de se fazerem grandes aos olhos do mundo é sinal de terem perdido a humildade em relação a Deus. É impossível ser arrogante diante das pessoas e humilde diante de Deus.
A vaidade, o primeiro lugar e o prestigio, são tentações de sempre. Delas não se livraram os Apóstolos nem a comunidade cristã de hoje. Essas tentações são combatidas com o serviço e a humildade. Atitudes que não se impõem, mas são assumidas por amor.
Deus tem um olhar de predileção e cuidado com a ovelha perdida, aquele que se afastou do rebanho de Cristo. Valorizar os pequenos é honrar a Deus. Recuperar o irmão que se desviou é agir como o pastor que busca a ovelha que se perdeu.
Rezemos: Senhor, afasta de mim a tentação de querer ser arrogante. Quero aprender das crianças; a simplicidade e a docilidade, para ser servidor do Reino.
Hoje celebramos Santa Teresa Benedita da Cruz. Edith Stein, uma judia, viveu a experiência da busca, sua mente não se cansou de investigar e o seu coração de esperar. Percorreu o árduo caminho da filosofia com ardor apaixonado. Finalmente conquistou a verdade; ou foi por ela conquistada. Descobriu que a verdade tinha um nome: Jesus Cristo. A partir daquele momento, o Verbo encarnado foi tudo para ela. Olhando para este período da sua vida já como carmelita, alguém escreveu: “Quem procura a verdade está, consciente ou inconscientemente, à procura de Deus”.
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398126″]
