O mar é símbolo do medo. O perigo da tempestade e a falta de fé do grupo, são vencidos. Quem é esse a quem até o vento e o mar obedecem? Mc 4, 35-41
Quem é esse a quem até o vento e o mar obedecem?
Liturgia Diária – Homilia do Evangelho de hoje – Sábado, 27/01/24
Jesus faz um convite para avançar e caminhar para o futuro. A travessia não é fácil. À noite, o mar e a tempestade compõem o quadro sombrio desta travessia.
Os discípulos com medo, perdem o controle da situação. A tempestade lança ondas contra o barco e criam um caos entre eles. E Jesus está “dormindo no barco, sobre um travesseiro”. Logo, é acordado, Ele se levanta e repreende o mar.
O mar é símbolo do medo. Jesus se coloca em ação. O perigo da tempestade e a falta de fé do grupo, são vencidos. Com sua autoridade, acalma o mar e a tempestade, vence o medo e a dor. Os discípulos ainda não tinham uma visão clara do poder de Jesus e de sua autoridade.
Eles vivem a missão em meio a muitos desafios. As pessoas medrosas e inseguras têm dificuldades para abraçar o projeto de Jesus. Quem escolhe o amor será vítima dos egoístas. Quem está convencido de ser justo acaba ficando na mira dos injustos e desonestos. Aquele que busca ser verdadeiro enfrenta a mentira e a fraude. Não faltarão tribulações.
Mas a certeza de ter consigo a presença de Jesus será sempre o caminho para superar o receio de não ser perseverante. A tribulação põe a prova, mas a fidelidade do discípulo garante a vitória. Jesus acalma o mar!
Rezemos:
Senhor, diante das dificuldades da vida, que eu não esqueça: Jesus acalma o mar! (Podemos cantar: Se as aguas do mar da vida… Segura na mão de Deus…).
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)