“Quando virem essas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo”. Lc 21, 29-33
“Quando virem essas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo”. Lc 21, 29-33
Quando a figueira começa a brotar, é sinal que o verão está chegando. Jesus ensina os discípulos a discernirem a chegada do Reino entre dores e alegrias. Quando a morte cede lugar a vida, a escravidão abre espaço para a liberdade, a injustiça é suplantada pela justiça, o ódio e a inimizade são vencidos pelo amor reconciliador.
O Reino se aproxima e torna-se presente sempre que a justiça triunfa, criando relações determinadas pelo espírito de partilha e fraternidade, levando todos a usufruírem da liberdade e da vida. Provocando transformações em todas as relações humanas.
Reino se faz presente no seio da humanidade, quando a ação de Deus converte o coração humano. É a esperança cristã se realizando. A concretização histórica dos desígnios de Deus. É a realização dos anseios mais sinceros da humanidade carente de salvação.
Jesus dá uma certeza: “O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão”. Não somos enganados, é um ensinamento para sempre. Somos desafiados a perceber a proximidade do Reino. Ele está entre nós. O Reino não anda na velocidade que desejamos, mas não falhará. Somos chamados à esperança e jamais abandonar os planos do amor divino.
Rezemos:
Senhor, quero perceber o Reino chegando e se manifestando, no amor e no serviço cotidiano. Quero ter o discernimento contínuo.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
EVANGELHO
Quando virdes acontecer essas coisas,
ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,29-33
“Olhai a figueira e todas as árvores.
logo sabeis que o verão está perto.
ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.
tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração.
mas as minhas palavras não hão de passar”.
Palavra da Salvação.