Por que muitos não conseguem crer

nao-conseguem-crer-wp

Por que muitos não conseguem crer

 

Por que muitos não conseguem crer

 

Falemos sobre o porquê de tantas pessoas não receberem a graça da verdadeira fé e não tenderem para as posições verdadeiras.

 

Em João capítulo 5, Jesus diz aos judeus que não creram nele:

«Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que só de Deus vem?» – João 5:44

 

Jesus revela que a razão principal de não ser dada a graça da verdadeira fé às pessoas é elas procurarem a aprovação e o respeito de outros homens ao invés de Deus.

 

Este princípio aplica-se a todos os casos, a não-crentes, a hereges de todos os tipos, e às multidões dos que alegam ser católicos ou até «católicos tradicionais», mas que não são verdadeiramente católicos por aderirem obstinadamente a posições falsas. Essas pessoas estão demasiadamente preocupadas com o que os outros pensam, respeitam ou aprovam, ao invés de se focarem exclusivamente no que é verdadeiro aos olhos de Deus e no que Lhe é agradável.

 

O foco deles é muito na horizontal, digamos, ao invés de na vertical. Estão a procura de refúgio noutras pessoas, ao invés de buscá-lo em Deus. Se essas pessoas se focassem somente ou suficientemente no que é verdadeiro e correcto aos olhos de Deus, independentemente de como os outros reagem, iriam então receber a graça de ver a verdade. No entanto teriam também de lidar com conflitos, desrespeito, mentiras, zombaria e ódio vindo de pessoas que doutro modo não reagiriam desse jeito perante elas.

 

Mateus 10:25 – «Se eles chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?»

Gálatas 1:10 – «Porventura é o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Porventura é aos homens que pretendo agradar? Se agradasse ainda aos homens, não seria servo de Cristo.»

2 Timóteo 3:12 – «E todos os que querem viver piamente em Jesus Cristo, padecerão perseguição.»

João 15:18-19 – «Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos aborrece.»

 

 

A importância deste ponto não deve ser subestimada. Se adotardes e defenderdes a verdade de Deus, independentemente do que os outros dizem, enfrentareis oposição. Sereis odiados. Sereis desrespeitado, mentirão sobre vós e sereis zombado pelas pessoas que doutro modo não reagiriam assim convosco.

 

É isso que vai acontecer, e aplica-se especialmente hoje em dia durante a Grande Apostasia – o período a que Jesus se referia quando disse: quando o Filho do Homem vier, pensais que achará Ele fé na terra? (Lucas 18:8). Isto não significa que uma pessoa deva procurar ser combativa por ser combativa, mas que aderir à verdade na sua íntegra e professá-la sem compromisso levará às reações anteriormente mencionadas por parte de pessoas malignas, numa escala menor ou maior dependendo do vosso estado na vida.

 

Ora, por vezes as pessoas aderem às verdadeiras posições, mas começam a dar ouvidos a outras pessoas que desdenham ou desrespeitam aqueles que a elas aderem. Se uma pessoa dá demasiada importância à essa reação, Deus irá retirar graça dessa pessoa e a convicção dela irá enfraquecer, talvez até ao ponto de perder a fé. É por isso que, genericamente falando, não deveis continuar a dialogar com aqueles que negam pertinazmente ou atacam a verdade ou vivem de modo pecaminoso.

 

Deveis evangelizá-los e fazer um esforço para convertê-los, mas se são claramente teimosos na sua rejeição da verdade, e não estão interessados em mudar, deveis seguir em frente. Não deveis estar em companhia com eles para ouvir as suas ideias, ao menos que algum propósito de estudo ou investigação assim o exija. Evitai o herege após a segunda admonição (Tito: 3:10). Quando pessoas continuam a buscar a companhia e a ouvir tais hereges e descrentes, frequentemente ficam manchadas, enfraquecidas, ou totalmente corrompidas.

 

Por vezes um crente perde a fé porque ele ou ela está muito preocupado com a reação, desprezo ou desrespeito por parte de outros.

 

No entanto, quando Deus vê que o coração da pessoa está demasiadamente interessado no que os homens respeitam e aprovam, por não terem respondido adequadamente às graças prevenientes de Deus de focar-se n’Ele, é mais comum Deus nem sequer dar a graça da verdadeira fé a essa pessoa.

 

Visto que o coração da pessoa é fixado, em grau inapropriado, no que as outras pessoas respeitam, essa pessoa não possui a graça de inclinar-se para a verdade total de Deus mas somente para uma verdade parcial. Também é por isso que tantas pessoas gravitam para doutrinas de homens, para seitas criadas por homens, e  para opiniões de homens como autoridade final. No seu coração elas querem glória ou aprovação de homens, ao invés de Deus.

 

Ademais, quando as pessoas estão demasiadamente preocupadas com receber aprovação de outros, o seu intelecto torna-se obscurecido.

 

Como resultado, começam a respeitar, ou a dar importância ao que certas pessoas respeitam, mesmo que o que eles estejam a desrespeitar ou a ignorar deva ser considerado digno de respeito se fosse propriamente avaliado pelos seus próprios méritos, segundo a verdade de Deus e os factos. Isto não é sugerir que não haverá ninguém que aprove, respeite ou aprecie uma pessoa que adira à verdade completa ou a sua posição. Isso acontecerá, mas a vasta maioria, especialmente hoje, rejeitará essa pessoa.

 

Além do mais, quase nunca acontece de um herege não ter qualquer preocupação com a aprovação de Deus. Hereges tipicamente desejam a aprovação de Deus até um certo grau, mas o problema é que não estão exclusivamente ou suficientemente focados na glória ou aprovação de Deus. Ao invés, eles mantêm uma afeição inapropriada pelo que é respeitado ou aprovado por outros homens.

 

Consequentemente, não lhes é conferida a luz da verdade; não lhes é dada uma fé forte que, sendo firmada no próprio Deus, é também intocável pelos ventos de argumentos e posições elaborados pela astúcia e engenho humano.

 

«… para que não mais sejamos meninos flutuantes e levados ao sabor de todo o vento de doutrina, pela malignidade dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.» – Éfesios 4:14

 

 

Logo, ao avaliar a vossa conduta ou determinar as vossas posições, ponde de lado toda a consideração sobre o que os outros pensam. Não interessa o que os vossos amigos pensam ou o que o vosso «pastor» pensa ou o que o vosso «padre» pensa. Tudo o que importa é o que é verdade e correcto diante de Deus. Avaliai a coisa em si diante de Deus e à luz da Sua revelação.

 

Santo Afrates: «Aquele que confia no Senhor é como uma árvore posta à margem do rio. Aquele que põe a sua confiança no homem recebe a maldição de Jeremias.»

 

Em muitos casos, considerações empresariais, financeiras ou profissionais também têm um papel no porquê de as pessoas continuarem a aderir a posições falsas ou a heresias. Por exemplo, pessoas que têm um programa religioso, ou um espetáculo religioso, ou ensinam numa escola em particular, em muitos casos perderiam os seus cargos se adoptassem a verdade completa. Logo, não estão inclinadas a adoptá-la. Essas pessoas não são dignas de Cristo, e devem procurar outra ocupação.

 

Mateus 10:37-39 – «O que ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim. O que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. O que se prende à sua vida perdê-la-á, e o que perder a sua vida por meu amor, achá-la-á.»

 

Há vários ditos tradicionalistas que confortam-se pelo facto de terem vários amigos «tradicionalistas», terem uma «comunidade tradicionalista», etc. Isso não significa nada. Muitos se surpreenderão no Dia do Julgamento quando virem muitos dos seus «heróis trad» a serem condenados ao fogo eterno por terem comprometido a verdade de Deus.

 

O facto de eles terem tido muitos apoiantes ou amigos nesta vida que achavam que eles  eram os maiores não significa coisa alguma. O que importa é somente se as suas crenças e conduta foram justas aos olhos de Deus.

 

«Não seguirás a multidão para fazer o mal, nem em juízo te unirás ao parecer do maior número, para te desviares da verdade.» – Êxodo 23:2

«Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar, e não conseguirão.» – Lucas 13:24

FONTE: IGREJACATOLICA.ORG

 

 

LITURGIA CATÓLICA - www.liturgiacatolica.com

LITURGIA CATÓLICA – www.liturgiacatolica.com

 

[MEC id=”398127″]

 

[advanced_iframe src=”//homilias.com.br/category/oracoes/” width=”100%” height=”600″]

 

 

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!