“Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si”. Mc 3 20-21 – Homilia – Evangelho de hoje – Sábado, 20/01/24
“Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si”
Homilia – Evangelho de hoje – Sábado, 20/01/24
Jesus é procurado pelas multidões, porque lhes dedica atenção: os ensinamentos, as curas e as expulsões dos espíritos impuros. A atividade era intensa. As multidões não davam sossego para Jesus e os seus discípulos.
A sensação é de que Jesus estava perturbando a ordem social daqueles povoados e vilarejos. Entenderam que era preciso fazer alguma coisa para deter Jesus e essa situação.
Assim sua família se sente na responsabilidade de intervir e tentar fazer Jesus parar com aquela movimentação e as discussões com outros grupos religiosos, como os fariseus, pondo sua vida em risco e também dos discípulos.
Os parentes querem evitar que Jesus saia da normalidade. Não entenderam a novidade do Reino que Ele veio implantar. Queriam impedi-lo de agir. Não era loucura, e sim fidelidade à missão que o Pai lhe confiou. Ele é o maior sábio que o mundo conheceu. É o Filho amado do Pai, que nós devemos escutar.
Mas o Evangelho sempre provoca reações. As mudanças nas estruturas envelhecidas geram a incompreensão por parte de muitos, até dos mais próximos. Para alguns, Jesus enlouqueceu e para outros, era um possesso. Mas Ele é fiel à sua missão. Hoje ainda temos muitos julgamentos, e afirmamos que tem gente aparentemente louca. E esquecemos que alguns destes já foram canonizados e estão no altar; e outros continuam sendo criticados.
Rezemos:
Senhor, dê a todos nós a fidelidade e perseverança na missão. E que saibamos enfrentar as oposições ao serviço do Reino de Deus, com coragem e prudência.
Hoje é Dia de são Sebastião, pecamos sua intercessão e que nos livre do egoísmo, das maldades, do ódio e das mentiras, nos conduza nos caminhos da paz. Ele que livrou tantos das pestes, livre a nós e o nosso povo. Rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)