Monsenhor JLF – Oração diária — Evangelho de hoje — 4ª-feira, 13/11/24
Oração diária — Evangelho de hoje — 4ª-feira, 13/11/24
O discípulo ingrato é um discípulo injusto. O sentimento de gratidão daquele samaritano foi exemplar. Entendeu que sua cura estaria incompleta se não voltasse para agradecer. Isso lhe rendeu o tesouro da fé e se tornou um discípulo de Jesus.
Os outros nove não se deram ao trabalho de voltar e agradecer a quem os curou da lepra. Foram incapazes de reconhecer o benefício recebido. Seguiram o seu caminho apressadamente para apresentar-se aos sacerdotes e pegarem a sua certidão de cura. Esqueceram de expressar a gratidão.
Evidentemente, Jesus não dependia do reconhecimento deles. Esperava que reconhecessem a ação de sua benfeitoria e que, além da cura física, pudessem ter, também, o coração curado e aprendessem a fazer sempre o bem, sem olhar a quem, como Jesus sempre fez.
Aproveitou essa oportunidade para ensinar os discípulos a serem agradecidos. Pois com facilidade, a ingratidão acaba sendo imitada, e se torna uma atitude incompatível com quem é beneficiado pelo amor divino.
O discípulo agradecido sabe reconhecer o quanto o Pai lhe quer bem e como multiplica os benefícios em seu favor. Sabe que recebeu tudo das mãos do Pai e, nada está fora de sua vontade. O Pai cuida de todos, estamos debaixo de seus olhos e Ele se desdobra em bondade para conosco.
Rezemos
Senhor, ajuda-nos a compreender os benefícios recebidos e que saibamos manifestar nossa sincera gratidão. Obrigado, Senhor!
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons JLF)