Oração diária — 4ª-feira, 04/12/24 – Monsenhor JLF

Homilia diária quarta-feira JLF

“Numerosas multidões aproximaram-se de Jesus. Ele tem compaixão, cura muitos e multiplica os pães”. Mt 15, 29-37 – Oração diária — 4ª-feira, 04/12/24 – Monsenhor JLF

Oração diária — 4ª-feira, 04/12/24 – Monsenhor JLF

“Numerosas multidões aproximaram-se de Jesus. Ele tem compaixão, cura muitos e multiplica os pães”. Mt 15, 29-37

Jesus está cercado de gente pobre, doente e faminta. Sua presença transforma a vida das pessoas que acorrem a Ele. Todos são atendidos, e recebem a atenção devida.
Jesus realiza três gestos simbólicos indicativos do Reino: anuncia a Palavra, cura os doentes e alimenta a multidão com o pão repartido. Poucos gestos tiveram impacto tão grande quanto o episódio da multiplicação dos pães.


Nem os fatalistas nem os economistas apresentaram a solução. A partir da escuta da Palavra, da sensibilidade e da disposição a solidariedade, é que Jesus consegue chegar ao objetivo. E não esquece de mandar recolher as sobras, nada se perde.


Ninguém pode ficar neutro diante de tanta miséria e descaso. Precisamos aprender com a sensibilidade de Jesus: “Tenho compaixão da multidão… eles não têm o que comer, podem desmaiar pelo caminho”. E pergunta: “quantos pães vocês têm? Daquilo que temos, é preciso oferecer.


A ação de Jesus preconiza o agir dos discípulos do Reino. Contemplamos admirados a sua solicitude com a multidão: os pobres e enfermos. Cura os enfermos e organiza a partilha dos alimentos, que saciam a fome e sustentam a vida.


Os discípulos por onde passam foram provocando uma transformação na vida das pessoas. É preciso deixar-se transformar por Jesus que cura nossas enfermidades a começar pelo egoísmo e a indiferença.


O resultado foi claro: “Todos comeram e ficaram satisfeitos”. No passado houve o maná do deserto, agora o pão partilhado e depois o Pão da Eucaristia, que orienta e sustenta na caminhada. Busquemos a vida, e vida em abundância.

Rezemos

Senhor, faça de nós agentes de transformação na vida de muitos. Dá-nos um coração sensível, a coragem de partilhar e ver multiplicar: a graça e a vida entre nós.

O Senhor nos abençoe e guarde.