A história da construção e manutenção da Basílica do Latrão e dos inúmeros problemas que ela teve de enfrentar é quase que um retrato da própria História da Igreja, marcada por belíssimos acontecimentos, mas também por episódios, no mínimo, questionáveis.
E, assim como o Papa tem autoridade magisterial para ensinar a fé de sempre da Igreja — autoridade representada pela Cátedra presente na Basílica —, também pode tomar outras decisões ou expressar opiniões teológicas, em próprio nome ou através de seus colaboradores. No entanto, opinião teológica não é definição de fé; e, portanto, podemos respeitosamente tentar mostrar as fragilidades e limitações de tais opiniões.
É isso que as pessoas precisam entender para dissipar a confusão e a perplexidade causadas pela recente nota do Dicastério para a Doutrina da Fé sobre os títulos “Corredentora” e “Medianeira de todas as graças”, atribuídos à Virgem Santíssima.
Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 9 de novembro de 2025, durante Missa na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
