HOMILIA – “O Reino do Céu é como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo”. Mt 13, 47-53
HOMILIA – “O Reino do Céu é como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo”. Mt 13, 47-53
A Parábola que Jesus conta no Evangelho ilustra a ação dos discípulos em missão. Cabe a eles lançar a rede, e ela precisa ser grande para recolher a maior quantidade de peixes possível, sem se preocupar com a qualidade. A qualidade será julgada no final das atividades.
O Reino dos Céus está aberto a todos. Jesus deixa claro que a busca do Reino supõe a prática da justiça e do amor, o desapego dos bens materiais, o exercício da fraternidade e as relações de perdão e de paz. Os contravalores são as injustiças e seus derivados: egoísmo, opressão corrupção, tudo o que atenta contra a vida e o que prejudica o próximo.
Ninguém está autorizado a ser juiz para decidir quem pertence ao Reino ou não; quem merece castigo ou o prêmio eterno. Esse julgamento não é nosso. Pois o risco de julgar pela aparência é muito grande. O julgamento será feito por Jesus que está capacitado para identificar os bons e os maus.
Nosso compromisso é acolher o que a Palavra nos ensina – coisas novas e velhas. Jesus nos convida a não desprezar o passado, o Antigo Testamento, mas em cima do passado construir o presente, a nova comunidade, a Igreja Missionária, que consolida sua caminhada no anúncio do Evangelho e no testemunho do amor e do serviço. A hora é de lançar a rede, de evangelizar. O julgamento se o peixe é bom ou não, é de Deus.
Rezemos:
Senhor, quero ser teu discípulo missionário, viver comprometido com o Reino. Quero mostrar com a vida a alegria de amar e servir.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA:
“O Reino do Céu é como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo”. Mt 13, 47-53
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]