HOMILIA – “O Reino do céu é como um tesouro escondido no campo. Ou… uma perola preciosa… vai vende todos os seus bens e compra…”. Mt 13, 44-46
Duas pequenas parábolas ajudam a compreender a preciosidade do Reino de Deus. “É como um tesouro escondido… ou uma pérola de grande valor”. Os discípulos devem fazer escolhas semelhantes ao agricultor e à do negociante de pérolas preciosas.
Sem isso não saberão fazer opções semelhantes a Jesus. Vale a pena deixar tudo para segui-lo. Abraçar uma proposta de serviço gratuito, entregando a própria vida, renunciando toda segurança: família, amizade em vista da missão.
Assim agiram os Apóstolos que deixaram as redes, o barco, os pais e seguiram Jesus. Assim agiu Paulo, quando chamou de “lixo” o que deixou para trás. Santo Agostinho, que deixou para trás seu mundo de opulência e pecado. São Francisco de Assim, renunciando à herança de seus pais por causa do evangelho e do amor aos pobres.
Quem consegue aderir a Jesus, entende que o Reino não é algo que se vive ocasionalmente, quando convém. O Reino é um bem maior. E não pode ficar escondido, é essencial descobri-lo e empenhar em adquiri-lo.
Um sinal para quem o encontrou, é a grande alegria e a disposição de seu coração, em abrir mão de tudo. Se isto não acontece, é sinal de que o Reino ainda não foi encontrado. Para entrar na dinâmica do Reino é necessária decisão total.
Rezemos: Senhor, que eu saiba buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, na certeza de que o restante virá por acréscimo.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “O Reino do céu é como um tesouro escondido no campo. Ou… uma perola preciosa… ai vende todos os seus bens e compra…”. Mt 13, 44-46