HOMILIA – “O que poderá alguém dar em troca de sua vida?” Mt 16, 24-28
“Penso em vossas maravilhas, ó Senhor!” – Mt 16, 24-28
Os discípulos alimentavam a ideia de um messianismo muito diferente da proposta de Jesus. Para eles, o Reinado de Jesus, os faria voltar aos tempo gloriosos de Davi e Salomão.
Jesus está a caminho de Jerusalém, onde vai entregar a sua vida na cruz, um desfecho trágico. Ele se preocupa com os seus discípulos e quer prepara-los para esse momento.
Sem rodeios, Ele apresenta a seus discípulos as condições do seguimento. Primeiro, devem renunciar aos projetos pessoais para assumir as propostas do Reino de Deus. Depois são convidados a tomar a cruz de cada dia, isto é, adotar as obrigações da nova comunidade de Jesus. Aprendendo antes de mais nada, a fazer sempre a vontade do Pai.
Não se trata de buscar a cruz em si mesma; ela aparece na vida do discípulo como consequência da escolha, que é lutar pela implantação da justiça e do amor no mundo. É o apelo de seguir o Mestre, nas intenções e nas obras.
Quem enfrenta a cruz por causa de Jesus, encontrará a salvação: “Quem perder a sua vida por causa de mim, a encontrará.” Quem se desvia da cruz, pensando em salvar-se, coloca-se no caminho da perdição.
Ultrapassada a provação e a renúncia, haverá o desfecho glorioso. A última palavra não será do mal, mas do amor de Deus que se revelou na Ressurreição.
Rezemos: Senhor, quero fazer a tua vontade. Quero ficar com Jesus modelo de fidelidade e bondade.
Deus abençoe você e sua família.
REFERÊNCIA: O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Mt 16, 24-28
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM: https://t.me/liturgiacatolicapontocom
[MEC id=”398126″] |