O Papa encoraja a vida consagrada a “voltar às ruas, com o povo”
O Papa encoraja a vida consagrada a “voltar às ruas, com o povo”
Francisco recebe as Irmãs da Caridade de Santa Joana Antide Thouret durante o Capítulo Geral
Durante a audiência que teve com eles no Clementine Hall do Vaticano, Francisco os exortou a “voltar às ruas com o povo”. «Gosto de pensar que, ao se consagrar, é uma extensão daquela presença feminina que caminhou com Jesus e os doze, partilhando a missão e dando o seu contributo particular».
Discípulos de jesus
A partir daí, pousou no carisma particular das Irmãs da Caridade, para que não respondam com “respostas prontas e embaladas” à sua missão no mundo de hoje. «Como mulheres e como batizadas, isto é, discípulas de Jesus, sois presença viva na Igreja, participando na comunhão e na missão», reconheceu o Papa argentino.
Além disso, ele os incentivou a manter o controle das duas palavras-chave em seu capítulo: solicitar e ouvir. Claro, ele os incentivou a fazer isso “preocupando-se e ouvindo os pobres”. “ Vós sois mestras não com palavras, mas com obras, com a história de tantas irmãs que deram a vida por isso, na solicitude e na escuta atenta dos idosos, dos enfermos, dos marginalizados; perto dos mais pequenos, os pequenos com a ternura e a compaixão de Deus ”, elogiou-os.
São essas virtudes que, segundo o Papa, “constroem a Igreja, a fazem caminhar no caminho de Cristo, que é o caminho da caridade”. “O estilo de Deus é este: proximidade, ternura e compaixão”, afirmou.
FONTE: VIDA NOVA DIGITAL
[MEC id=”398125″]