Homilia – O nascimento de João Batista. Isabel deu à luz um menino. Lc 1, 57-66
O nascimento de João Batista. Isabel deu à luz um menino
Deus age no impossível. Duas mulheres, Isabel, estéril e Maria, Virgem, contribuem para o nascimento de um tempo novo. A ação de Deus revela a missão importante que os filhos terão.
Admiração, louvor e alegria são os sentimentos que envolvem o nascimento de João Batista. Admiração, por parte da mãe do menino e de todos os que a conheciam.
Louvação, que sai da boca de Zacarias, cuja língua se soltou e começou a louvar a Deus. Alegria, porque Deus tinha sido bom com Isabel e lhe concedeu a possibilidade de gerar um filho. Os vizinhos espantados sentiram em tudo isso a forte presença de Deus. Em tudo estava a mão de Deus que pousa soberana e discreta sobre todos.
Duas ações próximas, circuncidar e dar o nome ao menino, enfatizam a obediência a Lei e a realização das palavras do Anjo Gabriel: “João é o seu nome”, o pai escreve confirmando a decisão. João significa “Deus se compadece, é misericordioso”.
Quanto ao recém-nascido: “Ele será grande diante do Senhor”. João com um pé no Antigo Testamento, prepara o povo e caminha para o Novo Testamento. Anuncia a plenitude dos tempos, é o último dos profetas. Ele sabe o seu lugar: é necessário que Ele cresça e que eu diminua.
Rezemos
Senhor, João foi revestido de gestos amorosos da providencia. O Senhor cuida de nós. Que saibamos corresponder ao seu amor. Conte comigo!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)