O Cristo Gnóstico falha, o Verdadeiro Cristo cura

O Cristo Gnóstico falha, o Verdadeiro Cristo cura

 

 

 

 

O Cristo Gnóstico falha, o Verdadeiro Cristo cura

 

Sobre as leituras do domingo, 5 de setembro de 2021

 

Leituras :
Is 35: 4-7a
Sl 146: 7, 8-9, 9-10
Tg 2: 1-5
Mc 7: 31-37

 

 

“Como você sabe que os escritos gnósticos nos fornecem uma descrição de Jesus menos historicamente precisa do que os Evangelhos?”

 

 

 

Essa pergunta me foi feita alguns anos atrás, depois que dei uma palestra sobre  O Código Da Vinci  em uma paróquia católica. O homem que perguntou ficou aparentemente chateado por eu duvidar da afirmação de Dan Brown de que os chamados “evangelhos gnósticos” descreviam um Jesus humano crível, enquanto os quatro evangelhos canônicos haviam criado uma divindade que pouco ou nada tinha a ver com o mundo real.

 

Minha resposta foi simples: “Eu os li”. Não há necessidade de acreditar na minha palavra quando a evidência é facilmente encontrada na página impressa. Os “evangelhos” gnósticos não são evangelhos no sentido em que os cristãos usam a palavra. Eles carecem de narrativa histórica, detalhes concretos, figuras históricas, pessoas verossímeis e detalhes sobre a vida social e religiosa. O Jesus que eles descrevem dificilmente tem qualquer interesse no reino material. Afinal, o objetivo principal do gnosticismo, que atingiu a maturação no segundo século, era escapar do mundo físico. O Jesus gnóstico falava sem parar (e muitas vezes sem sentido), mas não sujava as mãos.

 

Compare isso com a leitura do Evangelho de hoje, a história de Jesus curando surdos-mudos, que é única no Evangelho de Marcos. É um relato magistral e conciso, cheio de riquezas teológicas e espirituais. Jesus e os discípulos estavam passando um tempo no território gentio, circulando ao norte e depois ao leste antes de viajar para o sul até o distrito de Decápolis, que fica a leste do rio Jordão e ao sul do mar da Galiléia. Durante sua visita anterior à região, Jesus libertou um homem da possessão demoníaca, enviando os espíritos imundos para um rebanho de porcos (Marcos 5: 1-20). A notícia de seu retorno aparentemente se espalhou, e ele foi convidado a curar um homem que era surdo e mudo.

 

A fonte primária do Evangelho de Marcos era Pedro, e a descrição detalhada da cura indica que o apóstolo chefe ficou profundamente comovido com o que testemunhou. São sete ações específicas descritas por Jesus: ele afastou o homem da multidão, tocou as orelhas do homem com o dedo, cuspiu, tocou a língua do homem, olhou para o céu, gemeu e disse: “Abre-te!”

 

Em muitas culturas antigas, acreditava-se que a saliva possuía propriedades curativas. O que talvez seja mais impressionante para o leitor moderno é a fisicalidade íntima da ação, como quando uma mãe usa sua saliva para esfregar a sujeira da bochecha de seu filho. A cura não foi obra de um médico desapaixonado, mas do Amante da Humanidade, o curador do corpo e da alma. O Filho, ao fazer-se homem, não se revestiu de carne e osso com relutância, mas foi verdadeiramente Encarnado, abraçando a humanidade plena, completa, integralmente. “Esse poder que não pode ser controlado desceu e se revestiu de membros que podem ser tocados”, escreveu Efrém, o Sírio, o grande teólogo do século IV, “para que os desesperados se aproximem dele, para que ao tocar sua humanidade possam discernir sua divindade. ”

 

Considerando que o Cristo Gnóstico fugiu do reino material e finalmente falhou em encontrar o homem onde ele vive, o verdadeiro Cristo – o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis – entrou no tempo e na história, experimentando o calor, a fome, a tristeza, o cansaço, e a dor.

 

Mas esse milagre, como todas as curas de Jesus, foi muito mais do que o alívio de doenças e enfermidades físicas. Foi um sinal de que o Reino foi estabelecido, que riachos de água viva foram abertos no deserto e que os pobres estavam recebendo as riquezas da fé e da vida eterna. Jesus abraçou toda a humanidade – judeus e gentios, saudáveis ​​e doentes, ouvintes e surdos, falantes e mudos – porque cada um de nós precisa ser tocado e transformado por suas mãos e sua palavra.

 

Então, uma razão (entre muitas) os Evangelhos são muito mais verossímeis do que os escritos gnósticos é que eles descrevem pessoas reais no mundo real encontrando um Homem que realmente cura corpo e alma.

 

(Esta coluna “Abrindo a Palavra” apareceu originalmente na edição de 6 de setembro de 2009 do   jornal Our Sunday Visitor .)

 


 
Sobre Carl E. Olson  1162 artigos 
Carl E. Olson é editor do Catholic World Report e do Ignatius Insight. Ele é o autor de Jesus realmente ressuscitou dos mortos? Os católicos serão “deixados para trás”? , co-editor / contribuidor de Called To Be the Children of God , coautor de The Da Vinci Hoax (Ignatius) e autor dos Guias de Estudo “Catolicismo” e “Priest Prophet King” para o Bispo Robert Barron / Word on Fire . Seu novo livro Rezando o Pai Nosso na Quaresma (2021), é publicado pela Catholic Truth Society. Ele também é colaborador do jornal “Our Sunday Visitor”, da revista “The Catholic Answer”, “The Imaginative Conservative”, “The Catholic Herald”, “National Catholic Register”
 
 
 
 
FONTE: https://www.catholicworldreport.com/
 
 
 

 


✅ CLUBE DE LEITURA: https://www.liturgicatólica.com/
———————————————————-
✅ TELEGRAM: https://t.me/liturgiacatolicapontocom
———————————————————-
✅ NOSSO SITE: https://www.liturgiacatolica.com
———————————————————-
✅ TWITTER: https://twitter.com/litcatolica
———————————————————-
✅ APLICATIVOS: https://play.google.com/store/apps/dev?id=5269824327831140319
———————————————————-
✅ SITE PARCEIRO: https://www.homilias.com.br/
———————————————————

 

 

BOLSAS MARAVILHOSAS EM PROMOÇÃO

 

 

 

 
[MEC id=”398130″]
 
 
 
 
 
author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!