Novena de Natal 2022 – Preparar o coração e celebrar o Natal com alegria
Novena de Natal 2022 – Preparar o coração e celebrar o Natal com alegria
APRESENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES
Os encontros devem ser simples e objetivos, são momentos de oração e de alegria. Cada grupo (ou família) escolhe os cantos apropriados que todos conhecem… Seguem as sugestões.
Usar a Bíblia para fazer as Leituras e arrumar o lugar onde o encontro for realizado; preparar mesa, imagens, velas, arranjos e, se possível, a Coroa do Advento (a cada encontro, acender uma vela). Isso ajuda a rezar.
Distribuir as tarefas. Todos devem participar.
Lembrar de preparar cópias do folheto do encontro e dos cantos.
Tenham um bom Advento, uma boa preparação para o Natal. Vamos celebrar com o coração renovado e cheio de alegria. Deus vem até nós, garantindo a proximidade e a força do seu amor.
Olhando para Jesus no presépio, vamos renovar nossa responsabilidade evangelizadora, nos gestos proféticos e amorosos. Um compromisso com os carentes e abandonados em ações concretas de misericórdia.
Na manjedoura está a experiência acolhedora e apaixonada de Jesus que deve transbordar numa comunidade simples, fraterna, servidora e missionária.
E com o coração preparado celebremos o Natal: Deus se faz amor, entra em nossa carne e garante a alegria eterna.
ORAÇÃO INICIAL
CANTO: O Nosso encontro será abençoado, porque o Senhor vai derramar o seu amor. Derrama, Senhor! Derrama sobre nós o seu amor.
TODOS: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
DIR.: Estamos reunidos para preparar e celebrar o Advento e o Natal do Senhor. Quanta Alegria! Quanto mais próximos da manjedoura de Jesus, mais compreenderemos a sua missão, sua vida e os seus ensinamentos.
TODOS: Do céu veio o Salvador, um presente de Deus para nós. Ele mostrou a força do seu amor, entrou em nossa carne, uma grande aproximação.
DIR.: Veio nos salvar e ficar entre nós! Veio revelar o projeto do Pai: mais amor, justiça, fraternidade. Uma nova humanidade.
TODOS: Vamos abrir espaço para Jesus em nosso coração.
DIR.: Contemplemos o nascimento de Jesus naquela pobreza e simplicidade. E o cuidado daquela família cheia de Deus, a Família de Nazaré. Que seja o modelo da nossa família, também.
TODOS: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também…
DIR.: Somos construtores de novas relações, de dias melhores… um novo tempo. Deixemos que a luz da estrela nos conduza à alegria e à esperança que brotam de Cristo Jesus.
TODOS: É um dom que vem de Deus e uma tarefa que devemos executar.
DIR.: Que o presépio não seja uma cena distante, mas um desejo a ser realizado. Um compromisso de ser uma família e uma Igreja em comunhão, acolhedora e apaixonada por Jesus, como a Família de Nazaré.
TODOS: Olhar o presépio é um convite ao serviço amoroso, um gesto profético e um compromisso cristão. É a alegria de ter encontrado e conhecido Jesus.
CANTO
PRIMEIRO ENCONTRO: FIQUEM PREPARADOS
DIR.: O Tempo do Advento é um convite para saborear o Mistério da Encarnação, um Deus que vem até nós e faz sentir a força do seu amor. “O Senhor veio uma vez na história”, revestido de nossa fragilidade para realizar seu eterno plano de amor e abrir o caminho da salvação.
TODOS: De rico se fez pobre, nasceu de Maria, igual a todo homem que vem ao mundo.
LEITOR 1: “Revestido de glória, Jesus virá uma segunda vez, para conceder em plenitude os bens prometidos”. E agora Ele vem em cada irmão que encontramos, para que o acolhamos na fé e o sirvamos no amor e serviço.
TODOS: Seguir Jesus é o caminho da vitória.
LEITOR 2: Somos convidados à vigilância. Fiquemos preparados para sua chegada. A vigilância é marcada pelo olhar de fé sobre a realidade que vivemos e dá sentido à nossa vida.
TODOS: Queremos vencer o medo, fortalecer a nossa ação e nos dispor ao serviço fraterno.
PALAVRA DE DEUS
LEITOR 1: Enquanto esperamos por Jesus, devemos continuar no serviço à comunidade, sem cair na tentação de afrouxar a prática da justiça.
Canto: Envia tua Palavra…
Mateus, 24, 37-44
MEDITAÇÃO
DIR.: Vigiem, porque não sabemos a hora que o Senhor vai chegar… Ele virá na hora em que menos esperamos…
LEITOR 1: A chegada do Messias vai realizar as promessas apresentadas no Antigo Testamento. Isaías, o profeta, anuncia: vai ser lido o anúncio OU um trecho da Bíblia? Se essa for uma AFIRMAÇÃO, tirar os dois pontos e colocar ponto final.
LEITOR 2: As armas serão transformadas em instrumentos de trabalho, a humanidade será reunida no Monte Santo de Deus. A luz do Senhor iluminará corações e mentes em vista da fraternidade.
TODOS: Vamos ao encontro do Senhor com nossas boas obras e preparar a sua chegada!
DIR.: Cremos que Jesus “de novo há de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim”.
LEITOR 1: A nossa realidade é marcada por muitos sofrimentos, as situações sociais e políticas nos causam medo e pavor. Mas a fé que brilha em nosso coração nos fortalece e nos ajuda a entender a presença do Senhor entre nós.
TODOS: A fé torna-se um alento que confirma nosso caminho na prática da justiça e do serviço àqueles que o Senhor colocou ao nosso lado.
LEITOR 1: A Esperança cristã não decepciona! Queremos renovar o mundo por uma ética que transforma cada um de nós e o mundo.
LEITOR 2: A Esperança cristã nos sustenta. A salvação está mais perto de nós agora do que ontem. Por isso, fiquemos atentos, acordados e conscientes.
TODOS: A indiferença é o grande mal, que anestesia nossos sentimentos, impedindo-nos de nos aproximarmos dos irmãos, de percebermos suas dores e de nos solidarizar com seus sofrimentos.
LEITOR 1: São Paulo recomenda que abandonemos as obras das trevas: comilanças, bebedeiras, orgias, imoralidades, brigas e rivalidades. E façamos um esforço para procedermos honestamente e nos revestirmos de Cristo.
LEITOR 2: Fiquemos atentos e aproveitemos o momento para viver o bem e evitar o ódio, a indiferença e a violência e manifestar que somos gente nova, gente do amor, da justiça e da fraternidade.
TODOS: Somos discípulos de Jesus Cristo, missionários do Reino.
DIR. Neste momento, podemos partilhar aquilo que a Palavra e a Meditação provocou em cada um de nós.
CANTO e
PRECES
DIR.: A oração é o momento de abrir o coração para que na força do Espírito busquemos a conversão. É fazer o esforço de ser parecido com Jesus, na prática da ternura, da misericórdia e do anúncio do Reino de Deus.
LEITOR 1: A oração abre nossos sentidos para vermos novas todas as coisas em Cristo. Deixemos o silêncio tomar conta de nós. Vamos aproveitar a oportunidade e pedir para superarmos a indiferença, a intolerância e o distanciamento dos irmãos.
LEITOR 2: Partilhemos nossas preces. A cada prece responderemos:
– Livra-nos da maldade e fortaleça em nós o desejo de fazer o bem!
CANTO