HOMILIA – “… ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Mt 11, 25-27

ATUALIDADES

HOMILIA – “… ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Mt 11, 25-27

Do coração e dos lábios de Jesus brota publicamente uma oração de louvor. É o reconhecimento ao Pai pelo modo como conduz a História da Salvação. A uns é concedida a graça de conhecer as coisas do Pai, aos outros não: “Louvo…, porque escondestes essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos”.

Os sábios e entendidos são arrogantes, coração dominado pela autossuficiência, avessos aos ensinamentos de Jesus. Embora tenham condições de interpretar a Lei e os Profetas, não aceitam Jesus como o Messias. Dificultam sua missão, manifestam aberta resistência, colocam apelidos ofensivos e procuram fazer a cabeça do povo para não seguir Jesus. Estavam preocupados com a aplicação da Lei e quem as praticava estava em dia com Deus. Mas Deus não se deixa aprisionar por leis.

Por outro lado; os últimos, os simples, os pobres e os pecadores com mais facilidade acolhem Jesus por serem puros de coração e se dispõem a acolher a revelação. Confiam inteiramente no Pai, pois só dele vem a salvação. São desapegados e não fazem exigências. Tudo o que vem de Deus é abraçado de bom grado. Deus se revela onde há o comprometimento com a vida. Os simples percebem os apelos de Deus.

São os “pequeninos” que vão compor a comunidade de Jesus e, ao longo dos séculos difundirão a mensagem da salvação. Muitos santos e santas assumiram a espiritualidade dos pequeninos: São Francisco, Santa Catarina de Sena, Santa Terezinha são exemplos luminosos entre outros.

É preciso assumir o espirito das Bem-aventuranças, da simplicidade e humildade para ter acesso à revelação e acolher a Boa-Nova.

Rezemos: Senhor, que eu tenha um coração simples e humilde, pronto para acolher a revelação e me deixar converter pela Palavra.

O Senhor nos abençoe e guarde.

REFERÊNCIA: Mt 11, 25-27

[MEC id=”398126″]

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!