Não lhe digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete

Não te digo até sete vezes mas até setenta vezes sete Mons JLF

Homilia diária – “Não lhe digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Mt 18, 21-19,1

Não lhe digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete

As comunidades eram intolerantes com os irmãos que recaiam, mesmo depois de perdoados. Este é o pano de fundo da pergunta de Pedro: quantas vezes se deve perdoar?


Jesus apresenta como medida o coração do Pai. Um perdão sem limites. A parábola põe em destaque a imensa capacidade que o Pai tem de perdoar, ao passo que nós somos mesquinhos e orgulhosos com quem nos ofendeu.


Na oração do Pai Nosso somos advertidos: o perdão de Deus é concedido pela maneira como nós perdoamos. O perdão é consequência do mandamento do amor. Se o nosso coração não se esforça para amar e dilatar a medida de compreensão e respeito pelo irmão, o perdão não acontece. Ao contrário, ele endurece e se enche de vingança.


Jesus reconcilia-nos com o Pai e insiste na necessidade da reconciliação com os irmãos, como mediação. O perdão se apresenta como necessidade na vida comunitária. A unidade e fraternidade necessitam do esforço de reconciliação, gesto amoroso e misericordioso.


Seremos perdoados à medida que perdoamos. Embora o irmão possa insistir em voltar ao erro e não se converter, mesmo assim, ele deve ser sempre acolhido e perdoado. É assim que o Pai trata os seus filhos, inclusive nós.

Rezemos

Senhor, ensina-nos a perdoar generosamente. Livra-nos da intolerância que nos faz resistentes a capacidade de perdoar e ajudar o irmão a se converter.

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)

Leitura

BIBLIOTECA CATÓLICA

Você pode se interessar por:

avatar do autor
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags:

Comments are closed

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
As Profecias de Nossa Senhora de Akita
A missa parte por parte
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Ser Um Católico
Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental - 11ª Edição
Salve Santa Rainha - a Mae de Deus na Palavra de Deus
Dicionário da Doutrina Católica
O quarto cálice: Desvendando o mistério da Última Ceia e da Cruz