HOMILIA – “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” Mt 15, 21-28
O episódio narrado no evangelho ilustra a abertura da mensagem cristã para os pagãos. Foi um processo longo e difícil, que superou muitos limites, principalmente a mentalidade estreita excludente das comunidades, posturas rígidas que se firmavam em ensinamentos tirados do seu contexto.
Jesus, também, exercia o ministério fora dos limites de Israel, quando foi abordado por uma mulher, implorando a cura para sua filha. Os discípulos se apressam em afastá-la, como se não tivesse direito de se aproximar dele.
De fato, na cultura da época, as mulheres estavam proibidas de se aproximarem dos mestres. Mas intercedem para que Jesus possa atende-la, no intuito de se verem livre do incômodo. Inicialmente as palavras de Jesus soam duramente, não parece haver benevolência.
Entretanto a mulher não desanima. Insiste, por saber que estava batendo na porta certa. Ela não pede muito, apenas as migalhas que sobram. A fé supera a rejeição e a mulher tem seu pedido atendido.
Jesus, se deixa convencer e atende aquela mulher, reconhecendo nela uma grande fé. A fé que faltava na população de Israel surge nos territórios pagãos: “Mulher, é grande a sua fé. Aconteça para você tal como você deseja”.
Os discípulos do Reino são desafiados a ter um horizonte mais amplo, capaz de abranger a humanidade inteira. Qualquer tipo de discriminação será sempre uma infidelidade ao querer de Jesus. O Reino é de todos, sem privilégios de nenhum povo ou raça.
Dependerá da acolhida da Palavra de Deus e da disposição de praticá-la. Onde Jesus é aceito, a libertação acontece. Na fé da mulher cananeia está a abertura das portas para os estrangeiros. Todos podem sentar-se à mesa de Deus, como filhos.
Rezemos: Senhor, alarga os meus horizontes para que eu não discrimine ninguém. Aumente minha fé. E com a vida e pautada na bondade, grite o Evangelho.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” Mt 15. 21-28
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM: https://t.me/liturgiacatolicapontocom
[MEC id=”398126″]