HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Mt 24, 42-51
As primeiras comunidades cristãs acreditavam que a segunda vinda de Jesus aconteceria logo. Mais ainda suspiravam por ela. A última palavra da Bíblia no Apocalipse, termina dizendo: “Maranatha”, isto é, “Vem, Senhor Jesus!”.
Na realidade o Senhor nos visita todos os dias. A vigilância evita que Jesus passe inutilmente pela nossa vida e nos surpreenda na hora de nossa morte. A explicação desta parábola fica mais clara com a compreensão da parábola dos talentos, que o Senhor nos confia. Nossa tarefa é devolvê-los multiplicados.
A distinção entre um servo e o outro é a maneira como abraçam o projeto do Reino. Os servos bons e fieis são os conscientes dessa opção feita com sinceridade e na capacidade de perseverar até o fim. Os servos maus são aqueles vivem sem a responsabilidade da adesão ao projeto. Acabam abrindo mão do compromisso diante das dificuldades ou quando aparecem as seduções.
Jesus recomenda a vigilância. Não sabemos quando virá, por isso, somos convidados a não desanimar. Em nossa caminhada devemos acreditar no Reino de Jesus, entregando-se a pratica da justiça, do amor na alegria do serviço.
Os primeiros estão preparados para o encontro com Jesus a qualquer hora. Os segundos, agindo irresponsavelmente, correm o risco de serem excluídos.
Rezemos: Senhor, concede-nos a graça do empenho e da perseverança na prática da justiça e do amor. Quero ser um servo fiel e prudente.
Liturgia Diária – 10/08/21 – 3ª-FEIRA DA 19ª SEMANA – TEMPO COMUM