HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Mt 23, 27-32

HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Mt 23, 27-32

 

Jesus repreende os doutores da Lei e os fariseus porque por fora parecem justos para as pessoas, mas por dentro estão cheios de hipocrisias e injustiças. Ele valoriza a sinceridade e a pureza de coração. As aparências enganam.

 

Usa duas imagens para ilustrar essa realidade: a primeira é a figura do sepulcro belo por fora e cheio de podridão por dentro; a segunda faz referência aos túmulos que as lideranças religiosas edificaram aos profetas. Eles prestavam homenagens como pessoas beneméritas, no entanto, eles próprios os haviam eliminado.

 

O discípulo do Reino segue na direção contrária. Em tudo, procura ser verdadeiro e digno de fé. Recusa-se aparentar o que não é, evitando o risco de induzir ao erro seus semelhantes.

 

Jesus foi transparente em todas a s suas ações. Suas palavras eram dignas de fé. Entretanto os adversários serviam-se disso para acusá-lo, e estavam se organizando para matar o maior dos profetas, o Messias e na sequência os discípulos dele. Mas isso não afastará Jesus do caminho que deveria trilhar.

 

Rezemos: Senhor, que em minhas ações eu me esforce para ser sincero, justo, misericordioso, transparente em meus pensamentos e atitudes.