MEDITAÇÃO SOBRE TRÊS PENSAMENTOS DE SÃO CIPRIANO

MEDITAÇÃO SOBRE TRÊS PENSAMENTOS DE SÃO CIPRIANO

 

I. Acaso não é uma grande loucura, diz este grande santo, amar esta vida em que se sofre tanto, e fugir da morte que deve nos libertar de todos os nossos males? Cristão, tu acreditas no paraíso; Por que, então, aderes a esta vida que te mantém longe d’Ele? Por que temes a morte que acaba com tuas tristezas e começa tua felicidade? Se tivesses fé viva, terias estes sentimentos? Que loucura é amar as aflições, tristezas e lágrimas do mundo, e não tender para uma felicidade que não pode ser tirada de nós! (São Cipriano).

 

II. Por que amas o mundo com seus prazeres e honras? Se tu não escutas suas máximas, se não segue seus exemplos, ele te despreza e maltrata; se fazes a vontade dele, ele se torna teu amigo, te lisonjeia, te acaricia, mas ele faz isso apenas para perdê-lo com mais segurança. Por que, então, ama teu inimigo? Por que amá-lo, quando sabes que sua complacência nunca o satisfará, e seus prazeres nunca te farão feliz?

 

III. Por que não amas Jesus Cristo? Ele te amou quando ainda eras seu inimigo; Ele morreu por ti em uma cruz; te promete o céu em recompensa do teu amor, e, no entanto, em vez de amá-lo, tu o ofende todos os dias; tomas o lado do diabo, seu adversário. O que Jesus Cristo fez contigo para tratá-lo com tanta crueldade? Desde que o mundo te detesta, por que amas quem te odeia? Por que tu não amas quem te redimiu? (São Cipriano).

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE