MEDITAÇÃO SOBRE OS TRÊS TIPOS DE PESSOAS QUE ENCONTRAM A CRUZ
MEDITAÇÃO SOBRE OS
TRÊS TIPOS DE PESSOAS QUE ENCONTRAM A CRUZ
I. Algumas pessoas insistem em evitar cruzes, mas sem conseguir: são pecaminosas e voluptuosas. Sempre em busca de prazeres, elas não encontram em seu caminho senão tristeza e aflição de espírito. Por que isso? Porque o homem que não busca a Deus nunca é feliz; seus desejos e paixões o atormentam, e o próprio Deus tem o prazer de enviar o sofrimento para separá-las das criaturas e volta-las para Ele. O pecador não pode ser feliz, porque onde não há virtude não há verdadeira felicidade. (Salviano)
II. Outros procuram cruzes e mortificações e, com efeito, as encontram. É o que acontece com aqueles que começam a servir a Deus; todavia não possuem bastante valor e suficiente amor a Deus que lhes faça considerar doces e agradáveis as aflições: sentem ainda as asperezas e a amargura, felizes se continuam neste árduo exercício de mortificações sem desanimar!
III. As almas santas buscam as cruzes diligentemente, mas não conseguem encontrá-las. São Francisco Xavier desejou-as em um aumento progressivo; Santa Teresa pediu que sofresse ou morresse; e, como São Paulo, transbordaram de alegria no meio de suas aflições. É que o sofrimento prolongado, seu amor a Deus e o conforto que o Senhor difunde em suas almas, os torna felizes neste mundo, enquanto procuram a felicidade do céu. Eles buscam a felicidade e já são felizes; eles procuram e já a encontraram. (São Euquerio).
Proposta: O amor da cruz.
Oração: Ore pelos infiéis.
___________________________________________________________________________
MAIS CONTEÚDO
▶ SITE HOMILIAS
▶ PRODUTOS CATÓLICOS
▶ TELEGRAM
▶ YOUTUBE
▶ CLUBE DE LEITURA
▶ APLICATIVOS ANDROID
___________________________________________________________________________