MEDITAÇÃO SOBRE OS TRÊS MEIOS PARA CONVERTER AO PRÓXIMO
MEDITAÇÃO SOBRE OS TRÊS MEIOS PARA CONVERTER AO PRÓXIMO
I. Pode-se converter um pagão à fé ou retirar um pecador de seu crime por meio da palavra. Esta palavra tem uma eficácia muito especial, vinda da boca de um parente ou amigo. Aproveite, então, o amor que é professado por ti, para o bem de teu próximo e para a glória de Deus. Se amas alguém solidamente, procure a amizade de Deus; É o melhor serviço que lhe podes fazer.
II. Uma vida santa é uma poderosa exortação à virtude: pode converter os maiores pecadores. O exemplo de tantas almas santas que servem fielmente a Deus converte hoje mais pecadores do que os discursos dos pregadores. A caridade, a doçura, a humildade, o desprezo pelas riquezas e prazeres, são o meio mais apropriado para transformar um pecador e fazer nascer nele um desejo de imitar essas virtudes. Assim foi com os apóstolos, apesar de sua ignorância, através de seu exemplo, converteram mais pessoas ao cristianismo do que filósofos a seguidores de suas seitas através do brilho de suas doutrinas. A palavra do sábio fez menos discípulos do que os exemplos dos cristãos. (Tertuliano)
III. Os sofrimentos são ainda mais eloquentes para convencer um pecador a abraçar a virtude, do que palavras e bons exemplos. Devemos à paciência dos mártires a conversão de uma infinidade de pagãos. Os tempos de paz têm o seu tipo de martírio: sofrer as injustiças, os insultos de seus inimigos, sem murmurar, é o meio para convertê-los. Não há, para instruir o povo, a eloquência comparável à dos mártires. (São Leão).
MAIS CONTEÚDO
▶ SITE HOMILIAS
▶ PRODUTOS CATÓLICOS
▶ TELEGRAM
▶ YOUTUBE
▶ CLUBE DE LEITURA
▶ APLICATIVOS ANDROID