MEDITAÇÃO SOBRE A ÚNICA COISA NECESSÁRIA

MEDITAÇÃO SOBRE A ÚNICA COISA NECESSÁRIA

I. Trabalhas incansavelmente para te tornar rico e sábio; no entanto, este não é o negócio importante; podes ganhar o céu sem ser rico, sábio ou estimado pelos homens. Deixe essas ocupações, se elas te impedirem de trabalhar na tua salvação; desocupa as mãos das coisas do mundo para te dedicares à única coisa que é realmente necessária. Quiçá pudésseis dizer como Tertuliano: separei-me da multidão, não cuido de nada além de uma coisa, tenho apenas um cuidado, de me livrar de todo cuidado!

II. A salvação é absolutamente necessária para o bem de tua alma, assim como para teu corpo. Nós devemos assegurar esta alma que é imortal; tens que mortificar o corpo durante esta vida, para que sejas feliz durante a eternidade. Esses bens, essas honras, esses prazeres, que buscas com tanta avidez, passarão rapidamente; mas o que fizeste pela tua salvação durará para sempre. Examine seriamente a tua consciência a esse respeito, e encontrarás motivos para se humilhares e confundires a si mesmo.

III. Terás perdido tudo se não trabalhares seriamente no negócio da tua salvação durante a tua vida; Depois da morte não há caminho. Terás apenas uma vida, um corpo e uma alma; o homem morre apenas uma vez e, do lado em que a árvore cai, lá estará eternamente. Como tu trabalhastes até agora em tua salvação? Ah! Cuidastes de ninharias e negligenciastes o único negócio importante! Nós ignoramos as coisas necessárias, pensamos apenas em coisas vãs e supérfluas. (São João Crisóstomo)

Proposta: Caridade.

Oração: Ore pelo clero.