MEDITAÇÃO SOBRE A PRUDÊNCIA DO CRISTÃO
MEDITAÇÃO SOBRE A PRUDÊNCIA DO CRISTÃO
I. A virtude da prudência consiste em direcionar nossas ações para o objetivo que pretendemos alcançar. Este fim deve ser Deus, nosso bem soberano; Toda a nossa vida devemos trabalhar para desfrutar deste bem supremo. Considerando que tu dedicas todo o teu tempo à busca pelos bens da terra, podes dizer que Deus é o teu objetivo supremo? É a última coisa que tu pensas. As empresas mais importantes devem ocupar o primeiro lugar. (São Euquerio).
II. Os meios mais seguros devem ser usados para alcançar este fim, como a verdadeira prudência exige. Os meios para chegar a Deus são: a observância dos mandamentos, a frequência dos sacramentos, sobretudo a Confissão e a Eucaristia, a prática das virtudes e das boas obras. Como tu usas esses meios? Sem usá-los bem, é impossível para ti alcançar teu objetivo. Queres ir para o céu e não segue o seu caminho. Onde está tua prudência?
III. A verdadeira prudência exige que uma pequena importância seja sacrificada para obter um bem considerável. Portanto, recuse ao teu corpo as satisfações passageiras aqui abaixo, para que teu corpo e tua alma possam desfrutar de uma felicidade eterna. Não fazes o contrário? Envia-me, meu Deus, vossa sabedoria divina, para que ela possa me acompanhar, trabalhar comigo e me fazer conhecer a loucura da sabedoria humana.
MAIS CONTEÚDO
▶ SITE HOMILIAS
▶ PRODUTOS CATÓLICOS
▶ TELEGRAM
▶ YOUTUBE
▶ CLUBE DE LEITURA
▶ APLICATIVOS ANDROID