MEDITAÇÃO – SOBRE A POBREZA

Não é possível imaginar uma pobreza mais rigorosa do que aquela que este santo estabeleceu em sua Ordem; se não podes abraçá-la completamente, pelo menos libertes teu coração das riquezas que possuis. Quando algo está faltando, Não fiques triste; Regozija-te, antes, em participar da pobreza de Jesus Cristo no nascimento e na morte. Evite sofrer, pelo que está por vir. Espere em Deus, faça o bem e ele o alimentará com suas riquezas. (Salmista).

 

Basta qualquer acidente adverso para que percas todos os teus bens. Não confie, então, em tuas riquezas e não fique ansioso por adquirir novas. Se vives de acordo com a reta razão e as máximas do Evangelho, só precisarás de muito pouco para a tua vida, e sempre serás feliz. Se, ao contrário, seguires os desejos desordenados do teu coração, nem todos os tesouros das Índias poderão satisfazê-lo.

 

Começaste tua vida na pobreza e terminarás no mesmo. Por que, então, ter tanta dor em amassar uma fortuna que não será capaz de desfrutar, exceto durante o breve intervalo que separa o teu nascimento da tua morte? Use esse tempo curto, ao contrário, para acumular tesouros no céu que poderás desfrutar por toda a eternidade. É absurdo que quem entrou no mundo nu e assim tenha sido recebido pela Igreja queira entrar rico no reino dos céus. (São Máximo).