> MEDITAÇÃO SOBRE A PAIXÃO DE JESUS CRISTO
MEDITAÇÃO SOBRE A PAIXÃO DE JESUS CRISTO
Contemplação
I. Contempla a Jesus pregado na cruz, veja o quanto ele sofre em todo corpo. A cabeça sagrada é coroada de espinhos, o rosto machucado, as mãos e os pés perfurados; todo seu corpo, em resumo, está coberto de feridas e é vítima das dores mais cruéis.
Esse é o estado de Jesus, minha Cabeça, meu Rei e meu modelo! É necessário que eu me pareça com Ele, nisto consiste minha perfeição e Meu dever.
Ah! Vivo no meio de prazeres, enquanto Jesus é cheio de opróbrios e sofrimentos. Não é conveniente que os membros sejam efeminados enquanto a cabeça é coroada de espinhos. (São Bernardo).
A coroação de espinhos
II. O coração de Jesus estava submerso em amargura e dor tanto quanto seu corpo. Ele previu que seus sofrimentos seriam inúteis para a maioria dos homens.
Ele teve piedade da cegueira dos judeus. Foi afligido mais do que podes imaginar, pela tristeza, pelos suspiros e pelas lágrimas de sua Mãe, aos pés da cruz com o discípulo amado.
Oh espetáculo doloroso! Poderia contemplar Jesus e Maria neste estado sem derramar lágrimas, sem piedade das dores do Filho e da aflição da Mãe?
Ofereceu-se por mim
III. Para me livrar do inferno, Jesus suportou esta morte tão ignominiosa e tão cruel. Eu estava perdido sem remédio se Ele não tivesse morrido por mim.
Nada havia sido feito para merecer esse favor; e mesmo agora nem penso nele!
Não só não dou meu sangue por esse Deus que morreu por mim, mas também recuso uma lágrima, um suspiro; adiciono novos pecados aos meus velhos defeitos!
Reconheça a gravidade da ferida do pecado, uma vez que foi necessário as feridas de Jesus Cristo para curá-lo. (São Bernardo).
CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]