MEDITAÇÃO SOBRE A MÁ COMPLACÊNCIA

MEDITAÇÃO SOBRE A MÁ COMPLACÊNCIA

MEDITAÇÃO SOBRE A MÁ COMPLACÊNCIA
Não imagines que tu serás capaz de agradar a todos; nem nosso Senhor realizou isto. Acaso tu não murmuras contra Deus? MEDITAÇÃO SOBRE A MÁ COMPLACÊNCIA

MEDITAÇÃO SOBRE A MÁ COMPLACÊNCIA

I. Não imagines que tu serás capaz de agradar a todos; nem nosso Senhor realizou isto. Acaso tu não murmuras todos os dias contra Deus? Aquele que vai viajar quer um dia de sol e o jardineiro chuvoso; Deus não pode agradar a todos: como tu poderias? Cumpra teu dever e deixe-os falar. As coisas que são ditas sobre ti não prejudicarão tua felicidade, se tiveres integridade espiritual suficiente para menosprezá-las.

II. Muitas vezes censurarão tuas ações até mesmo as mais santas e elogiarão as mais imperfeitas. Se és humilde, tu serás descrito como um covarde; tua virtude será considerada hipócrita. O pródigo passará por generoso e o hipócrita por virtuoso. Confia agora no julgamento dos homens que louvam o vício e desacreditam a virtude! É razoável que te alegres com os louvores de tolos e te aflijas pelos seus desprezos?

III. Não cometa nenhum pecado, por menor que seja, ou omita qualquer bom trabalho para agradar aos homens. Se eles são razoáveis, eles ficarão encantados vendo que és fiel a Deus; se não forem, sua estima deve ser indiferente. É mais fácil agradar a Deus do que aos homens, porque Deus é imutável e os homens são inconstantes. Quão felizes seríamos se prestássemos tanta atenção aos mandamentos de Deus quanto às piadas dos homens. (São Paulino).

___________________________________________________________________________

MAIS CONTEÚDO

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

___________________________________________________________________________

Tags: